VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal importa
imagem pessoal

Pensamentos sabotadores podem te impedir de crescer profissionalmente

Recentemente dei à luz ao meu primeiro filho! Que alegria! João nasceu saudável (Apgar 10/10 para aqueles que entendem rs) numa bela e ensolarada sexta-feira de carnaval!

Mas até esse dia eu vivi a longa (e às vezes infinita) jornada da gravidez e todas as escolhas que ela envolve. Eu tinha uma lista enorme de profissionais para conhecer e trazer para compartilharem comigo desse momento tão importante. Como fazer essa seleção? Imagem pessoal importa, essa foi uma das estratégias.

Em pleno 2022 o mais óbvio me pareceu sempre “ele / ela tem instagram?” Depois de receber o contato ou indicação de alguém. Eu queria ver, ouvir a voz, entender os valores e princípios da obstetra, da enfermeira, da doula, da acupunturista, fisioterapeuta pélvica, o fotógrafo, a maternidade, a moça das lembrancinhas, a pediatra… pois é, são muitas pessoas.

Me surpreendeu ver que muitos profissionais ainda não estão devidamente digitalizados, alguns apenas deixam aberto seus perfis pessoais e outros de fato acreditam que não há necessidade de usar a internet como portfólio. Percebi que crenças e pensamentos sabotadores podem te impedir de crescer profissionalmente, e é urgente que a gente entenda a digitalização como algo positivo e do qual não poderemos mais fugir.

Minha busca não parava: entrava no perfil, dava uma olhada a descrição da bio para entender a linha de atendimento, rolava o feed para ver as postagens e poder aprofundar no conhecimento técnico, atendimentos, até as escolhas de cores e fontes me impactava nessa seleção.

Imagem pessoal importa. Um feed bonito comunica cuidado, decoro. 

Isso é marca pessoal, branding pessoal.

Quando vemos uma pessoa, nosso cérebro trabalha rapidamente para encontrar laços, afinidades e também os desencontros com aquela pessoa. Daí nasce a simpatia, o “Match”, ou não. 

Entendo completamente quem não quer se arriscar a fazer dancinhas no reels ou TikTok para atrair público, mas entendo que por trás do medo existe um sabotador maior ainda, que pode ser o que te impede de crescer. Entendo que quando temos receio de nos mostrar, podem haver pontos a serem tratadas na nossa relação com imagem pessoal. Já pensou a respeito?

O que se fato está por trás do seu receio de exposição? Julgamento alheio? Falta de crenças fortalecedoras a respeito das suas competências? Esses pensamentos sabotadores podem te impedir de crescer profissionalmente e alcançar os resultados que poderia.

Quando falo isso fica claro que não estou limitando esse texto a análise de imagem física, estética. Essa é sim uma parte do meu trabalho, mas ele vai além! Passa pela forma como você se vê, acredita no seu potencial e decide como quer ser vista. 

Pode ser que a sua estratégia comercial não seja a de “vender pelo instagram”, contudo posicionamento implica em ser presente e é aí que as redes sociais entram como ferramenta de branding. Por meio delas é possível que qualquer pessoa te encontre e saiba o que você faz, como faz e a quem faz, apenas digitando seu nome na busca.

Quando você pensar que não é boa o suficiente para fazer vídeos, faça posts com imagens no feed, escreva artigos aqui no Linkedin, compartilhe uma notícia relevante nos stories. Mas se faça presente! Inteligência emocional é mais importante para os negócios do que você pode imaginar, e é uma ferramenta fundamental para driblar esses pensamentos sabotadores.

Nossos pensamentos são responsáveis pelo nosso sucesso, ou fracasso. Escolher, conscientemente, qual deles irá guiar sua carreira é uma decisão que só cabe a você.

O que você sabe te trouxe até aqui, mas o que você não sabe irá te levar além. Fazer uso da imagem pessoal como estratégia de carreira é fundamental no mundo digitalizado e de superexposição que vivemos. Apesar das telas, ainda queremos ver, ouvir e sentir o serem humanos que vão fazer parte da nossa vida.

Ah, e só para finalizar: Sim, no fim das contas consegui escolher toda a equipe que me apoiou na gravidez, parto e pós-parto, pela internet! Imagem pessoal importa e é dicisiva!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?