VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Como identificar e combater pensamentos sabotadores:

Primeiro, vamos à definição:

sabotagem:

substantivo feminino

danificação propositada de estradas, meios de transporte, instalações industriais, militares etc., para a interrupção dos serviços.

Portanto, autosabotagem é você tentando destruir suas próprias instalações (corpo, mente, espírito) para interrupção dos serviços (atividades que te levam a frente, metas e etc). E isso acontece de maneira inconsciente, claro. Eu quero crer que ainda estamos no estágio de inconsciência desse tipo de ação, caso contrário é realmente a hora de procurar ajuda especializada. E TA TUDO BEM!

Podemos concluir que a autosabotagem acontece quando estamos enfraquecidas e não conhecemos a engenharia do nosso cérebro. Não temos informação sobre qual profundo pode ser esse buraco que deixamos os pensamentos cavarem.

A psicologia adleriana (fica a dica para quem puder, ler o livro A CORAGEM DE NÃO AGRADAR) diz que sempre temos um objetivo com as nossas ações, então podemos dizer que mesmo com a autosabotagem você tem – ainda que insconsciente – um objetivo com isso. Pode doer ouvir isso agora, mas as vezes a meta é ser vítima, é ser querido (não saber dizer não), ter atenção… enquanto me saboto, não cumpro minhas metas e alguém me ajuda, alguém me cuida, alguém se preocupa. Procure no mais profundo de suas memórias se na verdade você não tem evitado conflitos e desafios em sua vida, para que um outro alguém seja seu super herói.

autosabotagem

Eu quero te ajudar e para isso preciso dizer: Cabe a você ser sua própria heroína. Isso cansa, eu sei, mas é ainda pior passar a vida depositando expectativa em outras pessoas.

Como saber que estou me autosabotando? Simples:

Dor! Você vai ter dor! A dor de não realizar, a dor de não sair do lugar, de ser promovida, de trabalhar com o que gosta, de ser amada, de ser feliz…

Como sair desse ciclo? Aumentar a força de vontade pode te ajudar a lidar com esse tipo de pensamento. Para isso:

conheça seu sabotador. Autoconhecimento é tudo.

diga o que você sente: Diga! Escreva! Materializa isso e tira de dentro do peito, vai fazer toda diferença eu te garanto!

plano de ação: impecabilidade da palavra. Tenha mudanças práticas em seu vocabulário, para que seu cérebro passe a fazer novas associações. Por exemplo: Ao invés de dizer “não consigo dar conta de tudo pois precisava ter alguém para me ajudar”, diga “vou fazer o que eu posso hoje e organizar as demais tarefas para o dia seguinte, vou dar o meu melhor para bater a meta de tarefas do dia”.

De maneira mais prática ainda, posso te ajudar listando os 9 tipos de sabotadores que todos nós temos, alguns estão mais ou menos desenvolvidos. Identifique e trabalhe para diminuir os efeitos em seu dia a dia. Não sei afirmar, mas parece que isso aí não sai da gente… é doença autoimune, o remédio é entrar num flow de autoconhecimento.

Vamos lá:

1) prestativo: faz tudo pelos outros porque quer atenção, faz tanto que se anula. Existe dependência do outro.

2) insistente: alta necessidade de organização, deixando todos ao redor ansiosos e com medo.

3) hiper realizador: faz muitas coisas ao mesmo tempo e se torna perfeccionista, isso traz dor de ansiedade e excesso de cobrança.

4) hipervigilante: sempre com medo de tudo e maximiza os problemas.

5) esquivo: foge do problema, não consegue enfrentar as situações.

6) inquieto: criativo, curte fazer várias coisas, precisa do novo. Mas assim se torna em uma pessoa que não consegue crescer e ter foco na realização de suas metas.

7) vítima: você coloca a culpa de tudo no outro e sofre com as consequências. Tudo em sua vida teria sido melhor “se”.

8) hiper racional: detalhista e lógico, observa bem as coisas, mas acaba se tornando tão racional que as decisões se tornam complexas e ele não sai do lugar.

9) crítico: pai de todos os sabotadores

PLUS: controlador: busca ter controle de tudo e de todos o tempo todo.

O teu sabotador já foi seu melhor amigo um dia, pois nele repousam as desculpas para tudo o que você não conseguiu fazer. Agora me diga o quanto isso te custou?

O autosabotador tem medo do crescimento e por isso desiste no meio do caminho. Não aceita seus desafios e recompensas.

1 – cuide da sua língua: fale coisas boas, profetize boas experiências. Não julgue… é um exercício duro, mas precisamos sair do ciclo de expressar coisas ruins, que acontece com frequência quando estamos numa bad vibe, mas então parta para a ação e controle mais o que você pensa. A boca fala do que está cheio o coração. Encha seu coração de coisas boas.

2 – imagem pessoal. Cuide da sua aparência e se sinta bem consigo mesma para ter autoconfiança.

3 – alimentação: comida? Não apenas, mas ela sim ajuda a te nutrir e colocar no seu corpo energias boas ou ruins… alguns alimentos inflamam o corpo, isso te deixa mais lento, seu corpo tem mais trabalho. Se você come bem e coloca energias boas pra dentro, seu corpo fica leve, você tem mais disposição para agir.

Porém, como sempre digo em minhas palestras é importante cuidar da alimentação que diz respeito a informação, amizades e etc. Faça aquele detox no seu instagram o quanto antes, não se obrigue a conviver com pessoas tóxicas curta sua casa, seu momento, seu templo e esteja cercado de pessoas que te impulsionam pra cima!

4 – Por fim e não menos importante, eu acredito que a autosabotagem caminha lado a lado com a síndrome da impostora, ambos querem minar nossa autoconfiança e diminuir nossas conquistas. Não reconhecer seu merecimento é, portanto, um primeiro passo em direção ao abismo e é aí que eu reforço a importância de você escrever suas conquistas, proferir boas palavras e EXPRESSAR seu merecimento de uma vida abundante e feliz!

Viva o presente. Deixe o passado para trás e aguarde pelo futuro fazendo o seu melhor. Eu confio que podemos ser ainda melhores e mais fortes quando reconhecemos nossas fraquezas e atingimos o inimigo co as armas certas! Preparadas? Quero ver só sucesso daqui pra frente hein?

Bjs

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?