VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal-Moda

Uma das consultas mais comuns quando você é consultora de imagem, diz respeito a ajudar suas amigas a montarem looks para situações especiais.

Seja um casamento, formatura, batizado… quando o evento carrega com ele um valor sentimental, a gente quer caprichar no look e não fazer feio! E aí uma dúvida que eu sempre escuto é “como combinar acessórios? / que tipo de acessório usar / que cores?”

Como consultora (algumas frases são repetitivas mas vale a pena fazer lavagem cerebral) eu sempre defendo uma ideia quando se trata da montagem de QUALQUER look: o elemento  de design cor é um aliado maravilhoso para incrementar sem precisar de fato ter muita coisa pendurada em você.

E especialmente no look de festa, fazer contraste entre os acessórios e a cor do look vai agregar valor e deixar sua composição mais interessante e rica no sentido de ter valor agregado, sabe?

Bom, mas indo direto ao ponto a gente precisa falar de combinações de cores para então escolher o contraste que será feito no seu look. Vou mostrar para vocês o famoso círculo cromático e uma amostra das possibilidades de combinações que temos, mas é sempre bom reforçar que o céu é o limite e o mais importante é você se divertir com a sua roupa!

8f3a2e5520f7373197d8415e6dc7ea20

1 – Combinação monoromática: Nela você vai usar subtons da mesma cor do seu vestido, por exemplo, nos acessórios. Cria um look elegante e sofisticado, o impacto visual é pequeno.

2 – Combinação complementar: Aqui você vai usar cores em posições opostas no círculo cromático, então sempre será um impactor visual maior, de mais importância e que traz até um toque de modernidade para o visual.

3 – Combinação análoga: Combina cores próximas no círculo cromático, vizinhas sabe? Forma um visual chique e bem harmônico. É fácil? Não. Muitas pessoas tem dificuldade de usar, mas eu garanto a você que o resultado vale o teste!

4 – Combinação tríade: Gosto bastante de falar dela porque não é a combinação que mais enriquece o visual e não necessariamente irá causar grande impacto, já que o look é o maior bloco de cor e as demais podem estar nos acessórios (bolsa e sapato também contam).

IMPORTANTE: Metalizados – prata e dourado – são neutros e sempre uma boa opção. Deixam o look mais clássico e sem tanta diferenciação. Ter bons conjuntos de semijoias nessas cores vai facilitar muito a sua vida! E para sapato, aliás, eu sempre digo que precisamos ter apenas 1 na cor do nosso melhor e preferido metal, pronto! O guarda-roupa de festa estará feito!

Agora vamos ver “na prática” como as cores podem ser combinadas com o look. Eu, em parceria com a @vestidapelabia, provei alguns vestidos de festa para falar com vocês sobre esse tema, vamos conferir?

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem 5

Primeira combinação é BEM CLÁSSICA! Vestido marsala é aquele fácil e eficiente, todo mundo ama essa cor e ela harmoniza perfeitamente com duas pedras incríveis: Esmeralda e topázio (safira também tem em tons de azul). Azul marinho – se você é minha amiga ou cliente, já sabe – É NEUTRO! Todo mundo tem um tom na cartela e combina com tudo! Transmite muita elegância. Esmeralda é a pedra mais versátil que eu já vi, também vai bem com todas as cores e carrega consigo um ar de muita sofisticação. Se tiver que investir em UM conjunto de semijoias, vá de esmeralda.

Voltando no círculo cromático vamos ver o azul é combinação análoga ao vermelho, e o verde complementar 😉 parece intuitivo mas é pura técnica! rs

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem 4

A cor desse vestido – LINDO – pede luz! Ele tem cara de festa durante o dia né? Esse turquesa é bem vibrante então escolhi cores de pedras com essa característica para acompanhar. Coral, citrino e safira rosa são pedras que eu acredito casarem perfeitamente com a alegria desse turquesa.

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem 3

Diferente do vestido acima, esse é delicado e suave… a cor dele tem mais cinza e por isso essa cara “esfumada” que fica ainda mais acentuada pelo tecido transparente com fundo mude da saia. Delicadeza então foi o que me guiou na primeira escolha, que foi o brinco de quartzo rosa – a pedra do amor <3. Em seguida eu fui para um pouco mais de contraste e, ainda que seja combinação análoga, o roxo bem escuro traz peso e formalidade, mais glamour e maturidade. Poderia ser um lilás, assim seguiria na ideia da delicadeza. Qual você prefere?

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem 2

Outra combinação clássica! Esse vestido fez muito sucesso quando postei no Instagram, e acredito que muito se deve à cor. Marinho é chique, atemporal e temos isso registrado em nosso insconsciente. Historicamente foi a cor escolhida pela monarquia francesa e ganhou esse status de cor elegante, então quando você estiver na dúvida, invista nessa cor e tudo vai dar certo. E aí os acessórios podem seguir no clássico já que esmeralda e rubi são incontestáveis! Ambos são combinações análogas ao marinho.

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem

Esse foi o meu escolhido! Caso você não tenha visto, tem um vídeo no meu IGTV onde mostro esse dia lá na Vestida pela Bia e explico a escolha do vestido sob o olhar do estilo pessoal, passa para conferir clicando aqui.

Ele é um fúcsia, cor que é super tendência e tem bastante força! Não é um rosa delicado, é um rosa escuro, mais maduro e sofisticado, por isso penso que fica perfeito – mais uma vez – com esmeralda, formando uma combinação complementar, ou com azul marinho que é da família da combinação análoga.

O mais importante quando falo de coloração e combinação de cores, é que você perca o medo e simplesmente se divirta com a roupa! Na maior parte das vezes colocamos muito peso na imagem pessoal e eu te convido a refletir se isso é parte de você ou um protocolo da sociedade. Caso você seja clássica e queira seguir optando pelos metais prata e ouro ao invés de usar cor, eu quero só mostrar como você pode escolher peças que serão atemporais e irão te acompanhar como verdadeiras joias de família.

Minimalista Semântico Painel Fotos Montagem 6

Menos é mais, o formato de brincos em gota, quadrado ou esse redondo conhecido como pizza, são garantias de sucesso! Isso porque mesmo sendo semijoias, são refinadas, são de pedras semipreciosas e possui delicadeza… a bijuteria acaba sendo de materiais menos nobres e essa característica acompanhará seu look, por isso é bom investir em algo que seja mais refinado. E se é para parecer joia, na hora da compra se pergunte se você acha que aquela peça estaria na vitrine de alguma joalheria… tendo a resposta você saberá se deve comprá-la!

Espero ter ajudado e caso você aí ainda tenha alguma dúvida, não se acanhe e mande sua pergunta aqui no blog, por e-mail ou no  insta.

bjs

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?