VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Como o guia alimentar brasileiro pode te ajudar a ter uma alimentação melhor

Eu me considero uma “Nutri Raiz”, sabe? Acredito no poder do alimento, e de como também é importante preservamos nossa cultura na hora que estamos pensando em montar nosso prato, porque fala sério, comida brasileira é ÚNICA! Não tem igual!

Pensando nisso, hoje quero apresentar (para quem ainda não conhece) o Guia Alimentar para a População Brasileira. É um documento que qualquer um pode acessar, feito pelo Ministério da Saúde, e super fácil de entender.

guia post

Deixo aqui o convite para todos acessarem, é um material riquíssimo em informações, e nos traz a importância dos alimentos, não só como “carbo” ou “proteína” ou “gordura”. Para ler, basta clicar aqui. 
Vejo muita gente pensando em escolher o alimento pelas calorias, ou porque tem mais ou menos carboidratos, e esquecendo da ESSÊNCIA da alimentação, e o que é realmente importante. O que quero comentar aqui são os 10 passos para uma alimentação saudável, recomendados pelo Guia.

Podemos resumir com uma frase: Descasque mais e desembale menos, quanto maior a vida de prateleira de um alimento, menor a sua. Frase afrontosa né? Mas o jeito mais fácil de você pensar se o alimento é ou não é saudável refletir sobre o tempo que um alimento demora para estragar: quanto mais processado, mais conservantes, aditivos e corantes aquele alimento tem, e consequentemente, mais prejuízo para a sua saúde ele pode causar.

Os produtos processados e ultra processados normalmente são ricos em sódio, açúcar, gorduras saturadas, gorduras hidrogenadas (que são as temidas gorduras trans, sabe?) fora os produtos químicos: tudo para tentar dar mais sabor, textura e durabilidade, porém o preço é muito alto. Faça um exercício: quando for ao mercado, procure por produtos com lista de ingredientes curtas, ou que não tenha aquelas palavras difíceis que você não sabe o que é. Quanto mais “limpo” o alimento, melhor.

Quero saber como foi a experiência, hein? Um grande beijo!

assinatura jessica 2

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?