VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Autoconhecimento é a melhor ferramenta para autoestima

Se você chegou aqui agora talvez não saiba que todo meu trabalho de consultoria de imagem é focado em autoestima e consumo consciente. Eu também tive as minhas questões de autoestima no passado, ainda que tenha um corpo padrão, e foi nesse momento que eu percebi o quanto era importante ajudar mulheres a se amarem e entenderem a roupa como aliada nessa jornada. Hoje sei que muitas coisas me ajudaram e quero te contar 3 dicas para aumentar sua autoestima, com atitudes que vão simplificar sua vida de diversas maneiras!

O autoconhecimento é a melhor ferramenta para autoestima, seja porque ele nos proporciona entender de maneira racional nossos pontos fracos e fortes, seja porque ele nos ensina que o processo começa lá dentro e exala para fora. A imagem externa é consequência do autoamor que sentimos e quão segura estamos de quem somos.

Como eu já disse em alguns vídeos e posts, a autoestima é a soma da valoração que damos a autoimagem e autoconfiança. Nascemos sem saber o que é bonito ou feio. Nascemos sem saber o que somos, mas vamos ganhando esses conceitos a partir de informações externas (um comentário aqui, uma comparação acolá). Considerando, portanto, o peso que a mídia teve até hoje na construção de padrões de beleza, concluo que nada do que percebemos esteticamente interessante é de fato a nossa opinião e merece o questionamento da desconstrução.

Pode ser que você permaneça com a mesma ideia, mas pode ser que não. Vale a pena tentar!

E como consultora de imagem eu bato diariamente na tecla que roupa é uma excelente ferramenta de autoestima pois está ao nosso alcance para fazer a mudança acontecer, basta abrir o guarda-roupa e começar a se vestir com o que tem de melhor!

Se ainda assim parece desafiador e talvez até impossível que você aumente sua autoestima sozinha, eu quero te dar 3 dicas para aumentar sua autoestima com atitudes verdadeiramente simples. Não tem só roupa envolvida, mas sim você se observar, analisar o meio que vive, passar a filtrar o tipo de informação que absorve e expressar o que tem de bom.

Eu compartilho o que funcionou comigo, portanto é um método testado e aprovado! hehehehe.

  1. Sei que a escrita é algo abandonado por nós em tempos de digitalização da vida, entretanto eu te convido a comprar um caderninho por mais simples que seja e separar um momento na semana para esse ritual de identificação das suas qualidades… conheça o que tem de bom, afirme para si mesma por meio da escrita. Eu garanto que vai te fazer bem!
  2. Passar um filtro nas pessoas e nos perfis que estão o tempo todo nos alimentando de sensações ruins é seu presente para 2021! Não sei nem mensurar como isso me ajudou e aliviou boa parte da pressão e sensação de incapacidade que eu sentia. Ainda acontece, claro, mas eu já sei o caminho. Sei que algumas pessoas precisam estar mais distantes, que posso abrir espaço para outras com mais amor entrarem em minha vida e assim ficar mais leve comigo mesma.
  3. A roupa que não gera emoção boa, que você não gosta, deve sair da sua vida. Por que sim, mesmo a camisetinha mais básica, deve ser uma peça que você gosta! Assim, todas as vezes que você usar, vai se sentir bem!

Se você tem buscado melhorar sua autoestima e sente uma dificuldade em dar passos a frente, considere buscar ajuda profissional. Por mais que eu saiba, acredite e tenha vivido a mudança que compartilho aqui com atitudes simples como essas, eu sei que muitas vezes foi no consultório terapêutico e na sala da minha coach que eu lidei com as emoções que me aprisionavam.

Em meus atendimentos de coach gosto de mencionar que as emoções são a base para todos os comportamentos que temos, sabotadores ou motivadores. E é por isso que a ajuda de um psicólogo ou coach é bastante importante nessa jornada.

Não deixe de procurar caminhos, essa é que é a grande mensagem! Espero ter te ajudado por hoje!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?