VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

A sobrecarga feminina no pós pandemia pode ser a causa da sua ansiedade

Falar de sobrecarga feminina é redundante. Não estamos sobrecarregadas, somos assim. A sociedade nasceu colocando sobre as mulheres o peso de serem multitarefas, cuidadoras oficiais do patriarcado todo e assim chegamos a 2021 com os ombros pesados sem saber como seguir a tão falada dica da internet “como ser sua prioridade!

Um estudo do IBGE, publicado em 2019 já apontava que a carga de trabalho das mulheres chega a ser o dobro da dos homens, considerando o tempo que cada um dos gêneros dedica aos afazeres domésticos para além de suas atividades de trabalho externo.

A verdade é que isso apenas formaliza e coloca num estudo científico o que nós mulheres já sabemos. O que – infelizmente – torna quase impossível a aplicação do discurso pregado na internet (e me coloco como porta-voz que prega essa mensagem), que você deve ser sua prioridade.

Dependendo do seu estilo de vida, se mora em uma metrópole ou – assim como a maioria esmagadora – é a responsável por realizar todos os serviços domésticos, e trabalhar, e dar conta das crianças, fica impraticável pensar em alguma maneira de aliviar esse estress e amenizar a sobrecarga.

A sobrecarga feminina no pós pandemia pode ser a causa da sua ansiedade, mas ela já estava aí antes e agora o que acontece é que precisamos olhar para esse tema com URGÊNCIA!

Como coach e consultora de imagem, vejo diariamente muitas mulheres sofridas por duas grandes pressões sociais: A estética e essa pseudo necessidade de fazer muitas coisas. Sinto que se você não está “sempre correndo” é porque está fora da caixinha, não está cumprindo o dever de casa. E se não está com o corpo em forma, barriga tanquinho e cabelo esvoaçante, sua autoestima será abalada pela constante comparação que se estampa na sua frente toda vez que desbloqueia a tela do celular.

Diante de tudo isso, eu mesma me vi quase num apagão com o medo de não conseguir dar conta e percebi que precisava me colocar no centro, no sentido de equilíbrio, para encontrar uma forma de manter a sanidade mental e ainda assim ser produtiva.

A resposta mais rápida e simples que me ocorreu é que nós mulheres temos que aprender a delegar e tirar das nossas costas o peso de fazer tudo. Para muitas pessoas, abrir mão do controle é algo desafiador e quase impensável, mas acredito demais que é apenas uma ilusão acharmos que controlamos algo (alô, pandemia?). Portanto, se já não controlamos nada, qual é o motivo de você achar que é a única pessoa capaz de fazer tudo perfeitamente?

A sobrecarga feminina no pós pandemia pode ser a causa da sua ansiedade se você se deixar levar por uma falsa ideia de perfeição. Se você aceitar o que o patriarcado nos empurra goela abaixo há séculos. Lute contra isso.

Assim, pensei em algumas coisas e encontrei no TEMPO um aliado poderoso para nossa transformação. Se antes não tínhamos tempo em casa, hoje isso é tudo o que temos e por essa razão pode ser mais simples do que parece, otimizar a agenda a seu favor.

Sugestões?

  • Diga não. não para reuniões fora do seu expediente, não para a amiga que sempre precisa mas nunca serve de ajuda. Não para o marido ter o momento dele semanalmente e você seguir tomando vinho na companhia da galinha pintadinha.
  • Faça o skincare durante uma reunião com câmera fechada.
  • Feche sua agenda 1x na semana e faça aula de yoga na sala, enquanto as crianças dormem ou na hora do almoço.
  • Configure o celular para entrar em modo noturno e não lhe mostrar mais notificações após um certo horário e SAIA DAS REDES SOCIAIS

O que mais é importante para você que hoje não consegue fazer por acreditar que não tem tempo? Pensa comigo uma coisa: Se você tirar 1h, UMA HORA por dia ou por semana, para fazer algo por vocês, o mundo vai acabar? Alguém irá morrer de fome na sua casa ou uma grande guerra irá estourar?

Não.

Você pode e deve se colocar em primeiro lugar, isso não é egoísmo, é sobrevivência. Fale, fale com suas amigas, sua família, seu marido… se posicione. Não assuma todas as responsabilidades, deixe a coisa fluir sem você e veja como fica. Pode ser que num primeiro momento não seja perfeito, mas pelo menos você vai ter tido um momento para se olhar e se cuidar.

Recentemente eu ouvi uma socióloga que admiro bastante (Carine Rooss) dizer que na verdade não existe ser humano multitarefa. A ciência já cansou de dizer que não somos capazes de executar duas tarefas simultaneamente com perfeição, o que existe é uma criação social que sobrecarrega as mulheres. Não estamos cansadas, estamos sobrecarregadas. Não somos multitarefa, estamos sobrecarregadas.

Estamos sobrecaregadas.

Portanto, pare. Seja sua prioridade

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?