VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Viagem nacional barata para relaxar

Quem me segue no instagram (vai lá @noarmariodacarol) sabe que eu virei frequentadora de Brasília há um tempo, e de lá pra cá já fui a Chapada dos Veadeiros algumas vezes. Como eu sempre gostei de compartilhar e blogar assuntos além de moda e consultoria de imagem, acho que é justo dividir aqui as minhas impressões e dicas da Chapada dos Veadeiros, sem afetação e dentro de um dos meus conceitos favoritos: viagem nacional barata e para relaxar!

No atual cenário de pandemia que vivemos, em que explorar o quintal de casa é a única e talvez a melhor opção que temos, vejo até com bons olhos uma certa explosão de turismo interno. Brasileiros (e eu me incluo nisso) adoram fazer check-in na Europa e nos Estados Unidos, enquanto temos aqui mesmo uma imensidão de beleza natural, um povo adorável e uma gastronomia INCOMPARÁVEL!

Mas nos últimos meses eu notei uma timeline toda passeando em terras brasileiras e creio que esse possa ser um movimento de força mesmo após a pandemia, porque ainda me resta esperança, já que iremos valorizar cada vez mais o que é nosso e o que nos dá certa segurança. Afinal é mais fácil voltar pra casa estando no mesmo país, do que ser pego de surpresa por uma doença mundial quando se está do outro lado do oceano.

2C4A820C 3202 4E61 86AA F441C53122DA

12C03D68 A10E 425E 9855 01CF2A40186F

68EC5905 631F 4AA6 8FF9 BA959ADAF0FF

Um dos paraísos nacionais que eu mais me emocionei em conhecer e realmente me sinto encantada sempre que visito, é a Chapada dos Veadeiros. Ela é um dos maiores biomas do mundo, um parque nacional recheado de belas paisagens, cachoeiras, mata nativa, silêncio e habitada por pessoas que levam a vida num ritmo tão diferente e calmo, que é impossível estar ali e não desconectar-se da metrópole.

A principais cidades da Chapada dos Veadeiros são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Cada uma tem suas peculiaridades e cachoeiras especiais. Como vocês poderão ver no vídeo, eu achei Alto Paraíso a que tem melhor estrutura, mas em São Jorge tem a famosa cachoeira Santa Bárbara e passeios dentro de uma comunidade quilombola que vale muito a pena conhecer.

Como chegar na Chapada dos Veadeiros?

Brasília é a cidade com aeroporto mais próximo para quem está em outros estados, já que não há aeroportos nos arredores da Chapada dos Veadeiros. A partir do Aeroporto Internacional de Brasília será fácil alugar um carro para pegar a estrada até a Chapada dos Veadeiros ou ir de ônibus até Alto Paraíso de Goiás. A partir de Alto Paraíso, serão mais 36 km até a vila de São Jorge e 90 km até Cavalcante.

Outra opção de aeroporto, esse já não tão próximo, é o Aeroporto de Goiânia, localizado a 425 km de Alto Paraíso e com passagem via terrestre por Brasília. Podemos adiantar que um carro será bem útil na Chapada dos Veadeiros para chegar às principais cachoeiras do roteiro. Sendo assim, essa é a melhor maneira de viajar até a Chapada dos Veadeiros.” fonte: Melhores Destinos

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

Eu gosto de passar o dia andando e fazendo trilha, afinal esse é o atrativo do lugar. Mas à noite é possível sair e fazer passeios pelos restaurantes das cidades. Alto Paraíso tem mais variedade e os restaurantes estão praticamente todos no mesmo lugar, mas em Cavalcante você também encontrará boas opões de gastronomia e ainda, a cidade possui uma cervejaria artesanal que tem um pubb bem aconchegante, vale visitar para apreciar a criação local e comer uma porção de mandioca frita, que é ótima!

IMG 8465 Original

A1AC431B F880 432F BE91 F7AFB9CF3155

Essas são as pousadas que já fiquei hospedada, a primeira se chama Camelot e fica em Alto Paraíso e a segunda se chama Aruana e fica em Cavalcante. Ambas são muito boas, a Camelot é mais parecida com um hotel e a Aruana é mais rústica, porém você fica em chalés isolados e tem bastante verde, isso te dá uma sensação de privacidade bem maior. Posso dizer que preferi essa versão de hospedagem.

Dicas importantes antes de ir a Chapada dos Veadeiros

  • Alugue um carro, assim sua viagem será mais tranquila e sem perrengues. Todas as cachoeiras ficam dentro de fazendas, não tem como ir andando então esse é um custo que eu acredito que não tenha como abrir mão.
  • A viagem não é cara mas os passeios só são pagos em dinheiro. Eu amo um cartão, mas para a Chapada você tem que sacar e levar em espécie para pagar a entrada nas cachoeiras. Isso vai variar de R$ 18,00 a R$ 40,00 por pessoa. Em algumas não pode entrar com nada de comida.
  • A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é na época de seca, ou seja, de maio a outubro. Depois disso chove bastante e atrapalha não só nas trilhas mas em toda a experiência, inclusive com perigo de tromba d’água.

Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros

Sempre me perguntam se eu acho que vale a pena ir para a Chapada numa viagem de fim de semana ou feriado prolongado e minha resposta, invariavelmente, é SIM!

Não consigo descrever a beleza desse lugar gente! É encantador, emocionante e de muuuuito proveito! Um tempo para você ouvir seu silêncio, desbravar a natureza e se encantar com tanta beleza! É MÁGICO! Vale muito a pena. Claro que o ideal era ficar uns 10 dias, conhecer as 3 cidades, mas se hoje o que você pode é ter 2, 3 dias de PAZ, faça isso por você!

Ah, não posso deixar de compartilhar uma última dica de hospedagem. Eu tenho uma amiga que esteve na Chapada dos Veadeiros e viveu uma outra experiência, se hospedando em um dos trailers Lambuze. Ela me disse que adorou e só pelas fotos eu fiquei apaixonada! Parece ser realmente ainda mais relaxante e mágico, pode ser que essa seja a sua opção. Se for, me conta o que achou?

Espero que tenham gostado e caso você viaje no carnaval, não se esqueça de todos os cuidados necessários para se proteger da COVID-19, mas descanse o corpo e a mente. Em breve tudo isso vai passar!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?