VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal-Lifestyle

Você pode ser mãe e mulher ao mesmo tempo

Ao longo dos anos trabalhando como consultora de imagem, percebi uma demanda cada vez maior de mulheres que procuram a consultoria após a maternidade (por volta de 2 / 3 anos depois), e a todas elas existe uma problemática em comum: Ser mãe e mulher ao mesmo tempo

É comum que toda e qualquer mudança de vida tenha impacto na forma como você se vê. Pode ser desde uma mudança de trabalho, até uma mudança de cidade, estado civil, e porquê não, uma mudança tão significativa quanto essa que te faz ser responsável pela vida de outro ser? Pensando nisso e em todos os atendimentos que já fiz, listei 3 dicas para se reconhecer após a maternidade e quero compartilhar aqui com vocês.

Observei com o tempo que existe nas mulheres um padrão de pensamento muito enraizado em suas crenças, que lhes faz acreditar que a maternidade será algo tão sublime que sua própria identidade mudará em definitivo e por completo. Aquela mulher que tem um filho, passa a ser mãe. E ponto.

Consultoria de imagem é uma área do conhecimento que se fundamenta em muitos estudos de semiótica, psicologia e até mesmo neurociência. Portanto, entender do ser humano é quase mais importante do que entender da roupa em si. Dessa forma, quando ouço uma mãe dizer que não se reconhece ou não sabe mais o que pode ou não usar, pois agora ela é mãe, entendo claramente que existe ali uma questão relativa a sua identidade.

Com o objetivo de proteger seu bebê e também se proteger dos julgamentos sociais, a mulher acaba deixando em “modo avião” seu tempo, seu espaço, sua autoestima. O que reverbera desse comportamento não é saudável para nenhum dos envolvidos. Filhos precisam ver mães felizes, maridos precisam ver esposas felizes, você precisa SE VER e ser feliz. Por isso é tão importante trabalhar suas questões internas, acolher sensações e dificuldades para entender que você pode ser mãe e mulher ao mesmo tempo sim, sem prejuízo da criação do seu bebê.

Captura de Tela 2021 04 28 às 17.53.11

Não é raro ouvir mulheres dizendo que não conseguem se olhar no espelho. A imagem física passa por tanto desgaste, tanto cansaço, que é melhor nem ver… e assim o esconderijo só aumenta.

Nos perdemos um pouco de nós quando temos no colo um bebê que nos conta com seu olhar, que somos seu mundo todo, e que – agora sim – temos um amor todo pra nós, numa relação cheia de simbiose.

Porém, com o passar do tempo, o bebê cresce, vira uma criança e precisa, para que cresça emocionalmente saudável, que sua figura materna coloque energia e amor também em outros objetos e objetivos. Só assim, essa criança vai entender que também pode ser livre pra fazer o mesmo. Que crescer é perder, mas que quando perdemos algo, também ganhamos algo. “ trecho retirado do instagram @maeforadacaixa

Que tal tirar um tempo para refletir sobre quem você tem sido, onde está a sua essência e como poderia se reconectar com ela mesmo agora que você é mãe?

Não existe caminho certo, existe o seu caminho, a sua jornada. Faça dela o melhor que puder!

Algumas pequenas atitudes podem te ajudar nesse processo, mas é necessário se comprometer primeiro consigo mesma! Abaixo eu listo as 3 dicas para se reconhecer após a maternidade. É um começo e você so precisa investir TEMPO para:

1) Escrever características positivas a seu respeito. Aproveite o tempo para ler as frases em voz alta e assim inserir afirmações positivas em suas memórias.

2) lembre de um hobby abandonado e resgate-o. Pode ser uma aula de dança, tomar um vinho ou pintar… não existe certo nem errado, o que importa é tirar tempo para fazer algo que você gosta.

3) faça uma lista dos seus sonhos para os próximos 5 anos, mas sonhos para você, sua carreira, vida pessoal, desejos de consumo, mudanças com o corpo, viagens!

Nesse momento você deve pensar unicamente em si mesma, e isso não é egoísmo. Seja sua prioridade, e lembre que somente uma pessoa feliz pode fazer outra pessoa feliz.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?