VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal

Como a roupa comunica suas emoções

Atenção, pode conter spoiler!

Quem me segue no instagram sabe que recentemente eu cedi às dicas das seguidoras e comecei a assistir This is Us, uma série disponível na Amazon Prime que relata a história da família Pearson, tendo Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore) como os protagonistas e seus trigêmeos Kevin (Justin Hartley), Kate (Chrissy Metz) e Randall (Sterling Brown) no pano de fundo.

1

Tudo começa na década de 70, e esse é um ponto bastante importante para entendermos a mudança de estilo de Mandy Moore em This is Us. Sua personagem, Rebecca, é uma moça de família abastada e frequenta a alta sociedade, ainda que seus sonhos sejam altos e ela pense em ser cantora, o seu entorno é de pessoas ricas e que vivem o sonho americano na sua integralidade fazendo bons casamentos, frequentando clubes de golfe e usando roupas de estilo clássico romântico.

Dentro do contexto histórico e forte influência da cultura hippie na década de 70, podemos ver como a roupa comunica suas emoções e refletem essa leveza, suavidade e estilo sonhador da personagem. Ela inclusive chega a ir para a Califórnia em busca de uma gravadora. Mesmo sem seguir com esses planos, o estilo boho / hippie chique é bastante presente na sua identidade pelo menos nas 2 primeiras temporadas.

2

3

4

Com o passar do tempo, temos o casamento da personagem e a chegada da maternidade. Isso muda um pouco o seu estilo, além de ter roupas menos elaboradas, com tecidos mais simples, ela também adota um cabelo médio e tem um visual mais próximo do clássico feminino da época para uma mulher dentro de sua classe social e estilo de vida. Contudo, quero deixar registrado que aqui nessa fase ainda é possível ver o quanto Rebecca tem vaidade e como a roupa comunica suas emoções, pois são anos em que a personagem vive seu “auge” com o marido e as crianças.

A série é cheia de flashes do passado e também do futuro, uma forma bastante interessante de te manter presa na história e ainda assim ir conectando todos os acontecimentos. Dessa forma, logo sabemos que Jack morre, o que é muito triste e deixa todo mundo com o rosto inchado de tanto chorar (aliás, isso é uma coisa que essa série faz com você o tempo todo), e podemos ver uma nova mudança no estilo de Mandy Moore em This is us.

Com o luto, Rebecca fica sozinha para cuidar dos 3 filhos e notamos que a personagem mergulha na tristeza. Sua vaidade praticamente some, ela opta por um cabelo mais longo (dando a sensação de não cortar por estar sem energia para cuidados) e como a roupa comunica suas emoções, o figurino se torna mais simples. Ainda temos a presença de cores, mas as estampas somem e ela já não usa maquiagem.

É curioso observar como a mudança de estampa para cores lisas já faz muita diferença no nosso visual! Enquanto Rebecca carregava mais do seu estilo hippie, víamos mais criatividade, mais energia e alegria em seus looks. Com a mudança ela fica até sofisticada, madura, mas é nítida a sensação de que ela perde um pouco desse movimento da vida.

Isso não quer dizer que sempre que você se vestir com roupas lisas irá parecer sem energia, mas como a roupa comunica suas emoções e transições pessoais, sentimos falta desse elementos na personagem.

5

6

O tempo pode, muitas vezes, nos ajudar a reencontrar uma identidade e usar a roupa como ferramenta de empoderamento, marca pessoal e etc. Foi o que aconteceu comigo após meu divórcio e transição de carreira, lembram?

Entretanto, não é raro que ele também nos prenda em medos e emoções negativas, afetando diretamente nossa vaidade, autoimagem e autoestima. Por isso quero te convidar a refletir se está numa fase de se divertir e comunicar mais da sua essência com a roupa, ou se todo esse caos que vivemos já te abalou e você tem se vestido no automático, deixando transparecer esse cansaço que é inerente a todas nós.

Se for a segunda opção, ta tudo bem! Apesar de não ser o melhor dos mundos, eu entendo que precisamos primeiro ter consciência do que nos acontece, para então tratarmos. Se você percebe que não vive a melhor fase da sua autoestima e relação com o guarda-roupa já é metade do caminho para sair disso.

Na sequência, é hora de agir! Tenho uma série de lives no meu instagram que te ajudam a passar por esse momento, mas também tenho uma mentoria de estilo pessoal, um formato de atendimento de consultoria de imagem online que pode com toda certeza ser o seu melhor presente para sair dessa pandemia com pelo menos um aprendizado: Você é linda do jeito que é e pode sim se vestir de maneira mais chique, elegante e sofisticada, usando as peças que já tem em casa, aprendendo a misturar elementos casuais com sofisticados e percebendo que a opinião dos outros não importa tanto assim!

 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?