VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Como a autorresponsabilidade pode ajudar a alcançar seus sonhos

Você tem algum sonho guardado, que não tem coragem de contar pra ninguém porque acha que não vai dar certo?

Eu preciso confessar que já tive… se você chegou aqui agora, talvez não saiba de toda a jornada de autoconhecimento que foi necessária para que alcançasse meus maiores objetivos de vida. Apesar de sempre ter sido uma criança bastante inventiva e sonhadora, num dado momento da vida passei a desacreditar de algumas coisas, da minha autocapacidade de realizar, virei aquele tipo de gente que vive no automático, sem ter metas a alcançar.

Olhando pra trás percebo que nos perdemos quando deixamos o medo tomar conta. Seja o medo de desagradar, o medo de se posicionar… assim, vamos aceitando situações que não nos fazem felizes, deixamos de ter as rédeas da vida na mão e vivemos no melhor ritmo de “deixa a vida me levar”. Contudo, após anos de terapia, estudos de coach e autoconhecimento, posso afirmar a você que a única maneira de mudar qualquer cenário insatisfatório da sua vida, é com autorresponsabilidade.

Parafraseando Mário Sérgio Cortella, é uma sensação de existir, não viver… entendem como é o limiar dessa afirmação? Até onde você segue um roteiro sem pensar e a partir de qual ponto vive, sente e age para ser dona da sua vida? Não foi simples eu chegar no ponto em que me posiciono, falo muitas vezes coisas que as pessoas não queriam ouvir, mas registro minha opinião e falo em voz alta para acreditar, todos os sonhos e metas que tenho. Graças a Deus os principais já foram, agora é só transbordar.

E por isso, por ter entendido como é incrível e gratificante viver com essa sensação de transbordo, de paz, de felicidade apesar das dificuldades,  que hoje eu quero te contar 3 motivos pelos quais você não deve desistir dos seus sonhos:

1) Seus sonhos / metas / objetivos vão dar sentido a sua vida! Ter algo pelo qual se esforçar gera desafio e inspiração. É mais do que levantar da cama para fazer reuniões e receber um salário, é motivo para você ver acontecer algo que é só seu e de mais ninguém!

A neurociência diz que precisamos criar novas sinapses em nosso cérebro, para que possamos desfazer crenças limitantes e assim construir novas memórias… a partir desse recomeço, vamos ter a mudança que procuramos.

Se você nunca ouviu falar em crenças limitantes, eu te explico (de maneira simplista):

“Crença é toda programação mental (sinapses neurais) adquirida como aprendizado durante a vida e que determina os comportamentos, as atitudes, os resultados, as conquistas e a qualidade de vida. Todas as experiências vividas ao longo da vida, principalmente durante a infância, são apreendidas pelas pessoas em forma de aprendizados.

Eles são consolidados no cérebro em forma de conexões neurais, que determinam como cada indivíduo se posiciona no mundo, considerando como enxerga a si mesmo e as pessoas ao redor, e como lida com as diferentes situações às quais é submetido…

Nós interpretamos tudo ao nosso redor de acordo com as crenças que temos, podendo ser de forma positiva ou não. No momento em que mudamos a maneira como nos vemos, conseguimos literalmente renascer porque começamos a nos ver e a observar o mundo de maneira diferente. Diante de tudo isso, pode-se afirmar que as derrotas obtidas na vida de uma pessoa são apenas um reflexo de como ela enxerga o mundo e a si mesma. Se ela se vê como fracassada, realmente será uma fracassada. Se ela se vê como próspera, será, de fato, próspera.” *

Também é importante ressaltar as características das crenças limitantes, porque assim você de fato aprende a lidar com elas e perceber que TA TUDO BEM, todos nós temos as nossas e elas invadem nossos pensamentos diariamente. Cabe a você não deixar que elas te dominem de maneira negativa:

  • Autorrealizáveis: as crenças moldam a realidade de uma pessoa, de modo que, aquilo que ela acredita, acontece;
  • Cíclicas: as crenças estão em um processo constante de autofortalecimento. Assim, quando uma pessoa vê sua crença acontecendo, ela automaticamente está reforçando a sinapse neural correspondente e fortalecendo a crença dela;
  • Reprogramáveis: mesmo as crenças mais profundas podem ser substituídas por outras por meio de repetição ou de situações com forte impacto emocional.

Ou seja, você precisa trabalhar fortemente suas crenças limitantes para conseguir enxergar novamente um sentido na vida e passar a ter sonhos e metas a alcançar.

2) Quando eu passei a me autorresponsabilizar por meus sonhos, me tornei uma pessoa mais madura (sabe aquela coisa de racionalizar mais e sofrer menos? É isso), consciente do que queria e que cabia somente a mim chegar lá! Portanto, quando você sonha, cresce como ser humano!

Sei que esse discurso não é legal, que fere e até ofende, mas quero deixar claro que sou ciente de todo o privilégio que tive, de toda a informação que me foi oferecida e é com base nesse cenário que preciso concordar que: só vivemos a vida que suportamos. Cada um vive a vida que merece.

AGORA CALMA! Pensa comigo que a gente sabe que não merece sofrer, não foi pra isso que Deus nos fez (aqui já entra totalmente minhas crenças religiosas e te peço tolerância, se você não pensa igual. Ta tudo bem), mas de alguma forma acabamos aceitando essa vida nota 5. Suportamos ter menos do que poderíamos. Logo… estamos vivendo o que acreditamos merecer, só com a reprogramação das crenças iremos parar de suportar uma vida ruim e passar a buscar uma vida abundante.

E é nesse ponto que entra a autorresponsabilidade. Quem vai buscar a mudança? De quem depende? Por anos eu coloquei a “culpa” do meu negócio de consultoria não ser o que eu queria, na ausência de grana, investimento, incentivo… comparava minha vida com a de consultoras que não viveram meu background. Inúmeras vezes eu achei que toda a dor que eu estava vivendo era consequência de um pai ausente… mas a verdade é que as pessoas podem fazer / falar qualquer coisa, quem decide como vai absorver e lidar com aquilo, é você! E foi assim, com muitas lágrimas e sessões de terapia, que eu escolhi conscientemente me separar dessas memórias, me afastar da posição de vítima e gritei meu chega!

Quando esse momento passou, me vi uma mulher muito mais racional (no sentido de sempre buscar entender as emoções e ponderar se valiam o sofrimento), mais prática, sincera e verdadeira comigo e com os outros, mais ciente do que podia conquistar e especialmente, dos passos que precisava dar. Eventualmente escorrego na banana? Sim mas rapidamente lembro que não adianta nada colocar o peso sobre outra pessoa… eu escolho lidar com o problema, olhar para a solução e mudar o foco.

3) A alegria de ver que algo antes tão distante e escrito num papel, se materializou e virou realidade na sua vida é ENORME! Não sem nem descrever como me senti quando estive em Paris, NY, quando dei minha primeira palestra há anos atrás e também a última, na semana passada… essas situações me mostraram que se eu tivesse ficado sentada no meu sofá, inerte e me entregando a uma vida conformada, jamais saberia a dádiva que é VIVER com propósito! Quanta coisa incrível eu teria deixado de viver… não faça isso, não fique inerte!

Seus sonhos são reais! Nós somos feitas para uma vida feliz, abundante e cheia de graça! Que Deus te abençoe nesse dia e você possa refletir sobre as AÇÕES que precisa ter para alcançar os seus maiores sonhos! Vamos juntas!

*Fonte: método CIS – desenvolvido e criado por Paulo Vieira.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?