VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Escolha conhecer o Sul da Bahia

É difícil encontrar alguém que, ao longo desse ano e meio convivendo com a pandemia de covid-19 não está um tanto quanto desesperado para sair de casa. Com as flexibilizações e fim do lockdown, as cidades turísticas retomaram suas atividades e é possível observar até uma crescente no movimento de turismo interno.

Muitas pessoas que sigo estiveram na Serra Gaúcha, Chapadas e claro, no Nordeste. É até bonito ver tanta coisa do Brasil que a gente não conhecia, eu pelo menos tenho descoberto lugares lindos com as viagens das amigas.

E por isso, hoje quero compartilhar com vocês um pouco de 2 viagens que fiz há algum tempo atrás para que você, assim como eu, escolha conhecer o sul da Bahia na sua próxima viagem. Vale cada minuto!

Começando do começo, é importante saber que você vai aproveitar mais a viagem se estiver de carro, portanto, alugar um deve fazer parte do seu planejamento.

As demais dicas de Caraíva e Trancoso ficam mais por conta do tipo de viagem que você quer fazer, com mais ou menos luxo. 

Na minha primeira ida ao Sul da Bahia estive em Caraíva, era fevereiro de 2019 e eu não fazia ideia do que encontrar pela frente, sabia apenas que queria um lugar calmo e silencioso para viver dias de descanso. A surpresa não poderia ter sido melhor! Em Caraíva não tem sinal de celular, logo, seu smartphone por mais moderno que seja, serve apenas como câmera ao longo de todo o dia até que você volte ao hotel / pousada.

Mas não se preocupe, você realmente não vai precisar de nada além disso para registrar a viagem.

Caraíva é um pedacinho de terra, meio que uma península, cercada de um lado pelo rio Caraíva e do outro pelo mar. Dependendo da sua escolha de hospedagem, estará mais perto de um desses pontos.

IMG 9744

Para chegar lá você vai de carro de Porto Seguro (compre seu voo pra lá e não Salvador) até Nova Caraíva e dali atravessa o rio numa canoa (sim!), para então desembarcar em Caraíva.

Nem pense em mala com rodinha! Por ali só se anda de chinelo ou descalço porque é areia pura meu bem! Leve suas coisas numa mochila ou mala fácil de carregar na mão. Serão dias de treino de perna! Rs

Eu fiquei hospedada na pousada Flor do Mar, que tem uma localização bastante privilegiada, fica frente para o mar, possui poucos quartos e a equipe era simplesmente encantadora! O silêncio e a paz valeram cada centavo. Mas se a sua ideia é ficar perto do fervo, procure uma hospedagem que fique para o lado do rio, ali funciona, os restaurantes, bares e baladinhas de Caraíva (que são o Forró do Pelé e um outro sambinha bom que agora esqueci o nome).

Em tempos de pandemia vejo que esse tipo de viagem pode se tornar uma opção até mais segura, já que você tem muita beleza natural e descanso, sem precisar se movimentar. Existem passeios sim, mas se a ideia é apenas sair de casa e esvaziar a cabeça, ficar por ali curtindo as praias locais e banho de rio é perfeito!

Contudo, se desejar explorar a região, aqui vai a minha lista de passeios:

caminhada até a praia do Satu: saindo de Caraíva você vai cruzar o encontro do rio com o mar e seguirá andando por cerca de 1h até chegar numa praia mega tranquila! Lá tem um restaurante que montou um lounge bem fofo na areia e faz ótimos drinks (gente, não lembro mais o nome de nada, porém sei que era gostoso).

É necessário que você acerte a volta com um guia, pois a maré sobe e não é possível fazer a caminhada na volta.

IMG 9745

praia do espelho: devo dizer que, apesar de muito recomendado, achei o passeio a praia do espelho nota 6. O lugar é lindo, não existe dúvida quanto a isso, mas se você gosta de entrar no mar, essa não é sua praia. E é meu caso. Eu gosto de mergulhar e ficar um pouco de molho, porém existem muitos corais que dificultam bastante o mergulho. É lindo para fotos, os restaurantes são legais, mas acho que acaba sendo uma praia mais para fotos do espelho do que de fato banho.

Corumbau: só a paisagem da ida a essa praia já vale tudo! Extremo sul da Bahia, na conhecida costa do descobrimento você vai ver um lugar lindo lindo, com mar calmo e uma bela faixa de areia para pegar sol e ficar apreciando a paisagem. Existem vários restaurantes que servem os clássicos petiscos de praia. Atenção com o horário da volta, acerte direitinho com seu bugueiros pois a maré sobe e você pode ficar ilhada em corumbá! 

Subida de lancha pelo rio Caraíva e almoço no restaurante Areia Branca: é um passeio incrível! Tanto pela subida do rio, que é uma paisagem encantadora e super tranquila, como pelo restaurante em si, que é um enorme quintal com pratos deliciosos e drinks igualmente bem feitos! Você pode ficar nas mesas ou nas esteiras que o restaurante oferece, deitar e relaxar! O ideal é ir sem hora para sair de lá, porque você não vai querer mesmo! Rs

Se você optar por se hospedar em Trancoso, os passeios oferecidos serão basicamente os mesmos, o que muda é o estilo de viagem já que Trancoso é mais badalada e tem bem mais movimento de turistas.

IMG 9746

A vantagem é ter mais opções de gastronomia e estrutura de cidade, coisa que Caraíva não tem… com sorte eu contei 2 farmácias na cidade.

Em Trancoso eu me hospedei na pousada Mar Azul, mais modesta porém super aconchegante! café da manhã bem servido e equipe muito atenciosa! Ela fica perto do quadrado, porém ainda oferecia algum silêncio e calmaria. Ficava a uns 5 minutos andando, o que é bom para quem quer ter facilidade de acesso ao centrinho da cidade já que muitas pousadas ficam mais distantes dali.

Por lá, as praias são mais distantes. É possível ir andando, mas são caminhadas longas para quem não está acostumado (em média 1,5km). Você pode alugar um buggy ou pegar mototáxi.

IMG 9742

No quadrado existem ainda lojinhas de artesanato local que são verdadeiras galerias de arte! Passear por ali é parte incondicional da viagem.

Tanto em Caraíva como em Trancoso existem várias opções de restaurantes e na média achei os preços bem parecidos com São Paulo. Não deixe de conhecer o boteco do Pará (em Caraíva) e comer pastel de piranha! Iguaria local que vale cada caloria!

Sobre a qualidade, devo dizer que eu comi melhor em Trancoso. Achei os preços de Caraíva altos demais para o que era oferecido. No almoço era mais justo do que no jantar. 

Como vocês podem ver, as dicas de Caraíva e Trancoso ficam por conta dos passeios que você irá fazer, porque de beleza natural e opções para comer, as duas cidades são cheias! Eu aconselho sempre que a pessoa simplesmente explore o local entrando em cada portinha aberta, conhecendo e observando fica uma experiência autêntica da viagem!

O Brasil é lindo e nós temos muito o que desbravar!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?