VESTIR É COMUNICAR

Moda

4 acessórios para cobrir a cabeça no inverno

Todo ano, quando chega o inverno, vejo algumas seguidoras e clientes terem dúvidas a respeito de como usar chapéu, já que não é uma peça muito comum na cultura brasileira, mas sim, pode incrementar e melhora muito o seu look. Especialmente no inverno, já que ele é um acessório com função e nos mantém mais aquecidas.

Algo que me deixa bastante angustiada é ouvir alguém dizer que “no Brasil não faz frio suficiente para usarmos chapéu”, pois a noção de frio e calor é muito pessoal. E vale lembrar ainda que o Brasil é um país continental, temos extremo calor no norte mas também extremo frio na região sul, e ainda o meio termo que ocorre nas regiões centrais, onde inverno e verão podem acontecer no mesmo dia.

Portanto, se você é do time que gosta de um look quentinho e quer passar seu inverno experimentando um acessório que faz toda diferença, vem comigo que eu quero te mostrar 4 acessórios para cobrir a cabeça no inverno, além de aprender como usar chapéu você também vai ver que é possível encontrar outras maneiras de aquecer e ter estilo nessa estação.

boina1

gorro1

Começando de um acessório que não é chapéu mas faz uma super função de aquecimento – e isso tem duplo sentido – vamos falar do gorro.

Ele pode ser feito em lá ou tricot e é, em geral, mais casual que um chapéu. O gorro remete bastante a looks mais urbanos, porém isso não impede de usarmos o acessório em produções com elementos de design mais sofisticados. Eu acredito que é exatamente nesse tipo de mistura que nasce o je ne sais quoi de um look com personalidade.

O gorro ocupa bastante peso visual por ser de um material que é encorpado, então mesmo sendo “apenas” uma gotinha na cabeça, ele encorpa e tem presença.

gorro2

Você pode optar por ter esse acessório em cores que tragam justamente esse ponto de alegria e contraste (nesse caso eu sempre acho que um vermelho é incrível), ou ainda uma verão neutra que combina com tudo e cria looks mais suaves.

Caso seu cabelo seja escuro, devo te lembrar que um preto vai passar quase que despercebido e pode ser a maneira mais fácil de introduzir o universo do gorro na sua vida.

Só pra lembrar e reforçar: Não, não é cafona usar gorro no Brasil. Cafona é censurar e julgar o estilo de outra pessoa.

chapeufloppy brigittebardot

O floppy é esse modelo de chapéu que ganhou fama e moda nos últimos anos. Ele tem uma história bastante ligada aos movimentos jovens da década de 70, com Brigitte Bardot de musa.

Por ter a aba mais maleável, o chapéu floppy comunica suavidade e flexibilidade. Mas vale lembrar que não podemos limitar o significado de um objeto sem observar o que o sujeito que recebe a mensagem de fato absorve da imagem.

floppy2

Temos de concordar que essa imagem comunica uma bela dose de sensualidade não é mesmo? Aqui, o conjunto de elementos de design faz com que a flexibilidade da aba do chapéu se transforme em mistério, que é uma forte comunicação nos looks sensuais e de mulheres que gostam de valorizar seu corpo sem ser vulgar.

floppy

Ele é um modelo bem aceito no Brasil por ter essa pegada mais boho, que querendo ou não é um estilo menos formal, mais leve, fluido e próximo demais da nossa realidade cultural e de vestimenta (o boho é forte referência na California, que é praticamente o Rio de Janeiro dos EUA), então cabe em looks mais despojados e do dia a dia, sem problema!

Algumas pessoas ainda tem medo dele por ser grande, e é mesmo. Ele causa um certo impacto, mas é super eficiente, o tecido que ele é feito (feltro) aquece e ainda protege da chuva (coisa que com o gorro não é possível pois os pontos de tricot e lã não bloqueiam a passagem da água). Ou seja, vale muito a pena que você dê espaço a essa lindo chapéu nos seus looks de inverno já!

boina2

boina3

Já a boina, que também não é chapéu mas é uma coisa de cobrir a cabeça, eu vejo mais como um mito fashion do que algo que se usa na realidade. Se um dia a parisiense usou boina, hoje ela é algo raro e mais caricato para o clichê que construímos na nossa cabeça.

Mas a boina tem sua função e comunica essa coisa meio vintage e lolita para eu look. Se usada com peças mais pesadas e modernas, acredito que ganha ares atuais que farão bonito!

fedora1

Temos ainda o modelo chamado chapéu fedpra, ele tem a aba mais dura e curta que o floppy, a cabeça dele também é estruturada e tem aquela “covinha” sabem?

Por ser menor, você pode se sentir mais confortável começando a usar um modelo desse. Ele é bem versátil e acompanha looks mais ou menos elaborados no inverno. Mas eu curto a mistura dele com elementos de look mais suaves, assim faz o contraponto de elementos “duros” e suaves, criando mais personalidade para o visual.

fedora2

Vale observar que até para os acessórios de cabeça existem truques de styling para ficar mais bonitinha na hora da foto. Notem que algumas vezes o chapéu ta mais levantado, a boina ou gorro estão afastados da testa para que apareça ainda uma faixa de cabelo, então se hoje você acha que não rola usar chapéu, acho que vale a pena voltar 2 casas e tentar novamente com o styling completo.

O principal é arriscar, sem medo do julgamento alheio e com todo empenho em se vestir de algo que te represente e traga alegria! Vestir é um exercício diário de criatividade e encontro com a sua essência, e se ela é só sua, você não precisa mesmo se preocupar e limitar por algo que é do outro.

Chapéu é muito legal, bonito e eficiente! Quero te ver usando!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?