VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal

Descubra a sua rotina de autoamor

Ao longo do mês de maio nós conversamos aqui sobre a importância desse olhar mais acolhedor e cuidadoso para si mesma quando se trata de autoimagem e maternidade.

Se você não leu os primeiros textos eles estão aqui e aqui, e agora a conversa vai para o grand finale da sua autoestima e valorização própria, com uma reflexão a respeito do autocuidado após a maternidade. Afinal o que é esse tal de autocuidado, tão explorado no mundo do marketing digital?

Assistindo essa live da Roberta Ferec eu percebi a importância de darmos uma visão ampla ao que é de fato autocuidado e por isso quero ainda que, com esse texto, você descubra sua rotina de autoamor e entenda de uma vez por todas o conceito a esse respeito.

Ela conta que Sócrates já falava desse conceito há séculos atrás, mas atualmente nos perdemos no entendimento dessa palavra por excesso e mal uso pelos meios de publicidade.

Se você faz o skincare correndo, sem estar presente naquele momento, lá se foi a chance de alimentar o corpo e a mente com coisas que te trarão sensação de satisfação (lembre sempre do conceito de Sócrates).

“o ser humano só será capaz de cuidar de alguém quando cuidar de si mesmo.” Portanto, antes de qualquer coisa, entenda o que você gosta de fazer, descubra sua rotina de autoamor não só para descansar mas principalmente para alimentar sua mente e alma com coisas que vão te dar uma sensação de prazer e satisfação pessoal (ela também fala da diferença de relaxamento e alimento da mente entre preguiça e procrastinação que geram a sensação de culpa e ressaca).

Aqui está a parte mais explorada do autocuidado ultimamente, e por isso muitas pessoas acham que ter rotina de skincare é autocuidado. Sinto em dizer que não é só isso.

autocuidado

É necessário que você tenha CONSCIÊNCIA de cada momento onde você é sua prioridade, e esse ato pode parecer simples e automático mas não é. Quantas vezes não se pegou comendo sem perceber o sabor da comida, ou até mesmo permaneceu com fome após encerrar a refeição? Isso ocorre porque não estamos conscientes de verdade e não mandamos as mensagens de saciedade para nosso cérebro.

Ainda mais na fase inicial da vida de uma criança, é comum demais que a mãe sequer lembre de comer! Como é que vai lembrar de autocuidado após a maternidade, não é? Parece impossível resolver, mas quero te ajudar a encontrar um caminho.

Então, se você se sente cansada, exausta e não sabe o motivo já que vai à academia e passa seus creminhos à noite, eu posso te dizer que é bem provável que você esteja agindo no automático.

Que tal praticar um pouco de presença no seu dia a dia? Descubra sua rotina de autoamor e tenha um momento para si, com foco total em SENTIR o que está fazendo.

Em paralelo, temos visto um grande movimento em prol de uma beleza mais natural. Grandes fabricantes de maquiagem estão investindo em campanhas e produtos que falam da beleza do simples. Se antes a moda era o contorno e os traços bem marcados, hoje o que buscamos é praticidade com efeito. Ponto positivo para a indústria que agora trabalha a favor das mães! Autocuidade após a maternidade pode ser – também – o tempo que você consegue tirar no dia para passar um batom e arrumar o cabelo.

Dessa forma, inserir na sua rotina um momento para se cuidar, nutrir pele, corpo e alma, mas também se arrumar e ficar feliz com o que vê no espelho é o que podemos dizer que completa o tal do autocuidado.

Acredito sim que pequenas atitudes, realizadas repetidamente, se transformam em hábitos que mudam nossos comportamentos e percepções sobre tudo o que quisermos na vida. Não há motivo, portanto, para que a sua própria felicidade e satisfação não sejam prioridade nesse caminho.

“Autocuidado é o ato de se notar responsável por si mesma”.

Seja responsável pela sua autoestima, pelas suas conquistas e pela sua felicidade!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?