VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Por que não devemos adiar as mudanças que são importantes para nós?

Levante a mão se você é uma pessoa que SABE que pode muito mais, contudo não tem alcançado os resultados, tampouco conseguido entender o caminho por onde começar a mudança que deseja! A demanda que temos de informação é tanta, que nos perdemos. Com tantos coachs e influenciadores dando dicas e traçando rotas incríveis para o sucesso, fica difícil escolher uma para seguir e acertar na estratégia. Por isso hoje quero te ajudar e dizer: sim, mude sua vida hoje! E isso pode ser mais simples e do que parece.

Em toda trajetória humana, somos incentivadas a conquistar e sermos bons, o mundo é competitivo e temos de vencer, mas não necessariamente temos conhecimento de ferramentas práticas para nos ajudar nessa jornada. Isso causa procrastinação e nos paralisa, então entenda agora porque não devemos adiar as mudanças que são importantes para nós.

Me recordo dos tempos de carreira corporativa, onde muito se falava de proatividade, espírito de liderança e raciocínio rápido para soluções complexas, contudo em momento ALGUM eu tive qualquer treinamento nesse sentido. Me cabia estudar e destrinchar a lei, pesquisar jurisprudência nos tribunais e escrever perfeitamente os argumentos que poderiam aliviar a barra dos meus clientes. Não era um trabalho humanizado, mas me exigiam habilidades que só um ser humano pode ter, desde que ele DESENVOLVA-AS.

Não acredite no conto de fadas que nascemos prontos e que talento é inato. É. Mas também pode ser construído e eu te falo por experiência própria. Não nasci proativa nem criativa. Me tornei, na medida do possível, por necessidade de sobrevivência no mundo empreendedor. Se eu consegui desenvolver habilidades que eu admitia não ter (eu verbalizava que não era uma pessoa proativa mesmo sabendo que era isso que o mundo esperava de mim), acredite que você também pode.

Desenvolver as novas “soft skills” tão comentadas nessa mudança de era, pode te ajudar a se posicionar de maneira mais assertiva em todos os ambientes da sua vida, desde pessoal a profissional. Já que agora o que querem dos humanos, é que sejam humanos. E assim posso começar a elencar algumas sugestões de dicas para você parar de procrastinar, entender suas melhores características e partir para ação!

1) Primeiro é preciso entender porque não devemos adiar as mudanças que são importantes para nós:  

– Sempre que você deixa de lado algo que importa PARA VOCÊ, está colocando o desejo de alguém acima disso e enquanto sua vida não for prioridade de fato nada irá mudar.

– Adiar mudança significa permanecer na zona de conforto e esse é o lugar onde você não cresce e nada acontece.

2) Em segundo lugar, vamos traçar a rota da mudança! (Essa parte é bem prática, por isso sempre recomendo escrever)

– Identifiquei a área da sua vida que precisa mudar, aquela que mais te incomoda e gera infelicidade hoje.

– Escreva detalhadamente o que você quer mudar nessa área da sua vida, qual é seu objetivo? Exemplo: quero mudar Minha vida profissional pois não me sinto satisfeita trabalhando na área que estou, entendo que posso me desenvolver mais se mudar de departamento / gostaria de atuar em outro segmento do mercado com o qual me identifico mais.

– Agora escreva o que te leva a querer essa mudança, exemplo: mudando de departamento sei que poderei conhecer melhor a empresa, expandir minha visão do negócio, aumentar meu networking, colocar maus talentos em prática e traçar uma nova rota de carreira em uma área que me identifico.

– Liste 5 atitudes que você precisa ter para alcançar esse objetivo, exemplo: me candidatar a um processo seletivo interno / comunicar ao meu superior o desejo de uma mudança de carreira / pedir a promoção que entendo merecer / atualizar meu CV / buscar vagas / e etc.

– Gerencie o andamento dessas tarefas para que você não se perca no meio do caminho e deixe de atingir o que deseja, para isso lembre que uma planilha de excel já ajuda mas existem aplicativos de gestão de projetos e sim, suas metas são projetos de vida e merecem total atenção.

É importante tratarmos algumas emoções também para entender de onde vem essa desmotivação que nos impede de AGIR. A ação exige esforço então é natural e até uma questão de sobrevivência, que como seres humanos tenhamos a primeira iniciativa de poupar energia e permanecermos inertes. Isso é o que faz ser tão desafiador tomarmos ação para algo que já acreditamos ser “impossível”.

Mas acredite, vale a pena! Cada pequena etapa concluída vai gerar mais motivação para você seguir e te ensinar uma dezena de coisas. 

Não existe crescimento sem desafios a serem vencidos, e eu acredito que somos completamente capazes de vencer todos os que aparecerem!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?