VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

O processo que entrega ferramentas para você alavancar carreira e vida pessoal

Quando eu ouvi a palavra coaching de carreira pela primeira vez, confesso que não entendi muito bem a que se destinava… parecia algo que somente grandes executivos tinham acesso e era coisa do “povo do mundo corporativo”. Nada que estivesse no meu espectro de serviços.

O tempo passou e sabemos que a profissão de coach tomou uma proporção enorme no Brasil, tanto movido por uma crise econômica que empurrou as pessoas para a informalidade, como por ser de fato um conjunto de técnicas que produzem resultados extremamente positivos aos que se dedicam, e que encantou muita gente para alcançar os melhores resultados em diversas áreas de suas vidas.

austin chan ukzHlkoz1IE unsplash

Atualmente, diante de todos os questionamentos que a crise do corona vírus nos trouxe, tenho visto muitas pessoas voltando a aderir aos processos de Coach, parece que ganharam gás após um período de quase exaustão. E isso é obviamente motivado por uma nuvem de incertezas e o maior tempo que as pessoas estão passando em sua própria companhia. Afinal, não é que existe mesmo algo de positivo nesse tal isolamento? Estar com seus pensamentos pode te levar a enxergar mudanças que estavam presas no campo da inércia, onde tudo parece confortável demais para ser mexido.

Mas é importante refletirmos e entender quando é o melhor momento de passar por um processo de coaching de carreira ou lifecoach. O coach é alguém treinado para te levar a alcançar as metas que VOCÊ desenhar, portanto temos claro que:

1) Não é um processo fácil pois está rodeado de perguntas desconfortáveis. Portanto, faça um coaching quando você estiver certa de que quer se questionar e ser “sacudida” durante as sessões. Sim, às vezes você sai da sala com mais dúvidas ainda, cheia de perguntas (assim como um psicólogo, o coach é um profissional que não te dá respostas, mas te conduz no caminho de encontrar as respostas). Lembro perfeitamente de quando fazia um coach empresarial com uma antiga sócia, durante a sessão nossa coach (aliás, ela é incrível! Super recomendo que conheçam o perfil dela @gisaazeredooficial) identificou que estávamos trilhando caminhos opostos dentro da mesma empresa, a sessão ao invés de 1h vou 2hs e eu saí de lá certa que a empresa e a sociedade deveriam ser encerradas.

Ta entendendo o nível de reflexão que pode causar? É realmente profundo quando você se entrega ao processo, duro de lidar com as decisões que aparecem na sua frente, mas TRANSFORMADOR quando você segue os passos e acredita que irá chegar no seu objetivo. Após esse processo eu segui fazendo um individual e nunca mais larguei da Gisa, até hoje me socorro dela e suas sábias perguntas quando me sinto perdida e sem conseguir traçar a rota sozinha.

2) Se você não gosta do seu chefe, não faça um processo de coach. Você não quer mesmo investir grana e levar 10 sessões para concluir que o problema não está nele e sim em você, né? Doeu? No coach esse é um doa maiores aprendizados que temos: AUTORRESPONSABILIDADE. Se o ambiente te incomoda, se alguém te incomoda, seja você a mudança. Mude seus pensamentos, mude seus comportamentos e os resultados serão também diferentes. Não adianta irmos em busca de culpados, a mudança na nossa vida só ocorre quando nos colocamos na posição de comando da história.

pen calendar to do checklist 3243

3) Agora, se você sente que está travada e não consegue ver como desenvolver sua carreira, pode ser uma ótima ideia passar pelo processo de coaching, já que ele vai te dar vários insights de como conquistar novos espaços e até mesmo servirá com uma espécie de mentoria para te alavancar, te jogar pro alto e você enxergar melhor as oportunidades do mercado. Muitas vezes o coach te ajuda a perceber a transição interna de carreira. Várias empresas possuem processos de desenvolvimento interno onde os colaboradores são “mentorados” por executivos, busque saber se a sua empresa possui esse benefício e tente participar!

4) Quando você chega num cargo que exige mais conhecimento de gestão de pessoas, faça um coaching! No mercado já se tornou até natural a expressão líder coach, entrou na lista de soft skills exigida em muitas posições de comando, por isso vale muito a pena pensar nesse investimento se você pretende se desenvolver como gestor de pessoas. O líder coach sabe conduzir sua equipe com mais entendimento, empatia, torna o time um conjunto de pessoas unidas em suas fraquezas e forças, para assim – em conjunto – alcançarem resultados cada vez melhores para a empresa que representam.

5) Por fim, faça um life coach quando você quiser mergulhar nas perguntas que podem levar sua vida pessoal a um patamar de mais harmonia, desenvolvimento e produtividade. Quando você achar que pode mais e que tem algo que você não consegue fazer sozinho, procure um coach e se prepare para as coisas começarem a serem reviradas dentro de você, mas com um resultado incrível! O coach reverbera, te digo por experiência própria que não é apenas em 1 ano que você vai se surpreender de perceber os planos se realizando. Hoje, 4 anos depois do meu primeiro processo de coach (você pode fazer mais de um), eu vejo que estou realmente no caminho que trilhei, que tenho colhido os frutos do trabalho que me dei o direito de escolher e das metas que tracei.

Parece fantástico né? Pois bem, se você quer saber mais sobre coaching de carreira e Life coach, fala comigo! Vou ter maior prazer em te ajudar!

2 Responses

  1. […] Depois é importante fortalecer autoconfiança, autogestão e autoestima, para que você possa de fato comunicar os seus valores. Portanto, coach e consultoria trabalham interligados nessa questão, cada um pode ser aplicado em um tempo e te gerar muitos insights e descobertas. Se você tem vontade de trabalhar sua marca pessoal, acredita que tem potencial de influenciar pessoas e quer se destacar onde está, a gente pode trabalhar em conjunto para fazer tudo isso funcionar! Tem um post aqui no blog, onde eu te dou 5 motivos para fazer coach JÁ! Para ler é só clicar aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?