VESTIR É COMUNICAR

30-looks-criativos-iris-apfel
Moda

Como ser criativa e ter estilo na maturidade

Uma das perguntas que mais ouço no atendimento de consultoria de imagem é sobre como ser criativa. Isso acontece ainda mais com o avançar da idade, afinal, infelizmente, vivemos em uma sociedade que exalta a juventude. Porém, hoje quero te mostrar que é possível ter estilo na maturidade, vamos nos inspirar com 30 looks criativos de Iris Apfel.

Muitas vezes percebo que as mulheres encaram seu estilo básico como “sem graça” e buscam maneiras de incrementar a imagem pessoal, mas ainda com muito receio de “chamar atenção. 

estilo-na-maturidade

Esse mês foram celebrados os 100 anos de Iris Apfel, uma figura emblemática no mundo da moda e que nos mostra que é possível ser livre com o vestir e ter estilo na maturidade vai além de usar alfaiataria e cores neutras.

Se você não conhece, explico: Iris é uma decoradora / designer de interiores americana que ganhou fama em 2005 quando a exposição Rara Avis celebrou seu guarda-roupa no Metropolitan Museum, de Nova York. Dali em diante ela passou a ser vista como ícone fashion e figura sempre presente em eventos de moda com um estilo criativo muito forte e cheio de assinaturas.

Eu sempre menciono para minhas clientes que podemos – e devemos – ter essas assinaturas de estilo, que são nossos pontos fortes ressaltados pela roupa, maquiagem ou acessórios. Aquilo que é fácil de usar e nos fortalece em identidade e autoestima.

como-ser-criativa

No caso da Iris, os óculos enormes são uma dessas marcas, aliado a acessórios também sempre grandes. Na base, as roupas cobrem todo o corpo, não tem inovação em modelagem justamente como forma dela estabelecer e ter estilo na maturidade, sem foco no corpo e no shape ela transfere a interessaria do visual para as estampas, cores e texturas, deixando sua imagem carregada sim, mas divertida e irreverente!

Então, a resposta para a questão como ser criativa e ter estilo na maturidade, passa por você se conhecer e se libertar! Não só para a maturidade, aliás. Essa é uma receita que vale desde sempre para qualquer pessoa que queira ter um estilo pessoal que represente e comunique sua essência e verdade.

Na consultoria de imagem, eu falo para as mulheres que é primordial ter disposição para experimentar! Pois muitas vezes o estilo básico que elas tanto reclamam, é apenas a materialização de crenças limitantes que as impedem de ir além e usar uma peça diferente.

100-anos-iris-apfel

30-looks-criativos-iris-apfel

Iris Apfel não se tornou um ícone fashion na zona de conforto. Ela é uma senhora de 100 anos que até hoje escolhe se divertir com o que veste e faz isso intencionalmente. Essa é uma outra dica para quem busca dar aquele up no visual: Seja intencional e passe a pensar na roupa, nos acessórios e nas cores de maneira inteligente, com razão e desejo.

A comunicação da sua imagem pessoal é uma construção! Acontece primeiro internamente e depois externamente. Independente de você ter uma carreira corporativa ou empreendedora, saber seu estilo e essência, vai te levar a ter um guarda-roupa inteligente e que comunica ao mundo quem você é, sem precisar dizer nada. Autoconhecimento é a peça-chave para uma relação melhor com a moda, habilidade que Iris Apfel tinha em grande dose e pode nos inspirar como ser criativa e ter estilo na maturidade.

De fato, na maturidade o que vejo é o desejo de libertação gritando mais alto. Tenho a impressão que, após uma vida inteira agradando e seguindo regras, as mulheres maduras enxergam que não precisam disso, o que é incrível!

Falar dos 100 anos de Iris Apfel é falar de uma mulher corajosa e vanguardista, pois segurar esse estilo hoje é “fácil”, imagina como deve ter sido isso há 50 anos atrás? Ainda que ela venha da cena da arte em NY, sabemos que mulheres são cobradas por seguir padrões estéticos e a sociedade americana é especialista nisso!

Como você encara as mudanças no corpo, na pele, no estilo e também essa “pressão” por ter um estilo na maturidade que não necessariamente é o mesmo que você teve ao longo da vida?

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?