VESTIR É COMUNICAR

imagem pessoal

Como a consultoria de imagem e o coach podem te ajudar a ser e ter uma marca pessoal forte

Já me perguntaram muitas vezes se meu trabalho envolvia criação de logos e imagens gráficas para marcas. Na verdade a resposta é sim e não.

Meu trabalho é entender a pessoa por trás da marca pessoal, quem ela é, como quer ser vista, o que pretende construir para sua vida / carreira, a partir dessa “anamnese” eu crio um manual com os elementos de design que irão compor essa imagem, e temos por fim a forma estética de comunicar todos os valores daquela pessoa. De alguma forma, é um trabalho gráfico e de criação.

Mas não é só isso, e hoje quero compartilhar 3 insights simples para você começar a pensar em construção de marca pessoal.

Se você está no mercado de trabalho e tem um emprego, não ache que está isento de construir uma marca e que isso “coisa de empreendedor”. Existe algo muito importante em tudo o que estamos vivendo nesse 2020, que é uma mudança de era… não estamos mais na Idade Moderna, passamos para a Idade Contemporânea. As grandes descobertas vividas desde a Idade Média até agora nos trouxeram a um novo paradigma, que é viver num mundo onde as pessoas são o grande destaque.

E por sermos o centro, por estarmos tão expostos e interligados, fica difícil separar o pessoal do profissional, fica difícil não ter ninguém do trabalho na sua rede social, e fica difícil lutar contra o fato de que demonstrar autoridade e conhecimento pode sim contar positivamente a seu favor, fora o fato de que a liberdade trazida pela informalidade e mudança na forma de trabalho (o Home Office enfim é uma realidade) pode te abrir espaço para ter mais de uma atividade e não ser, enfim, presa a um empregador.

Dessa forma, você pode construir sua marca pessoal para desenvolver uma carreira mais sólida, bem como criar sua marca independente de ter um prego ou ser empreendedor. Mas afinal, como fazer isso?

  1. A primeira resposta para tudo – ou quase tudo – nessa vida é AUTOCONHECIMENTO! Não canse de ouvir, aprenda sobre si todos os dias e você só terá ganhos! JURO! Quando você tiver respondido aquelas perguntas que mencionei no início do texto, vai entender o que baseia sua marca e então seguir para os próximos passos. Mas antes de tudo avalie e reflita sobre como quer ser vista e onde quer chegar, seja na carreira ou na vida pessoal (não acredito que seja possível desenvolver uma sem cuidar da outra).
  2. O segundo ponto é COMUNICAR, e aqui entra tanto o meu trabalho de consultora de imagem, como o seu, de investigar e planejar um conteúdo que tenha relevância dentro do seu universo e que possa, verdadeiramente, agregar valor a vida das pessoas. E não estou dizendo apenas para quem vai ter uma página no instagram, falo isso para você que está numa empresa com um plano traçado e sabe exatamente onde quer chegar. Se as pessoas não te virem como alguém capaz de ocupar aqueles espaços, será difícil se encaixar nas oportunidades. Portanto, vá em busca de networking, aumente seu repertório e deixe sua mensagem bem clara.
  3. Outro ponto que eu acho muito importante é CONSISTÊNCIA. Não tem marca que se sustente sobre argumentos fracos, que não são reais em sua vida. Hoje as pessoas querem se conectar com pessoas, e para isso precisam sentir afinidade, verdade… conexão. Se, portanto, em algum momento seu discurso falhar, todo o trabalho feito anteriormente pode ruir junto. Em tempos de redes sociais, não é raro ver pessoas serem canceladas, tendo suas vidas expostas e sendo crucificadas por seus erros em “praça pública”. Portanto, atenção ao que escolhe como bandeira…

Como o coach pode te ajudar a chegar nessas respostas? Existem técnicas e ferramentas para exercitarmos seu cérebro, encontrar gatilhos mentais que estão te sabotando ou os que te impulsionam e podem ser o seu combustível. Gosto muito de ferramenta Roda da Vida, pois ela dá uma visão geral da nossa vida e vemos onde podemos melhorar, criar estratégias e planos de ação.

Depois é importante fortalecer autoconfiança, autogestão e autoestima, para que você possa de fato comunicar os seus valores. Portanto, coach e consultoria trabalham interligados nessa questão, cada um pode ser aplicado em um tempo e te gerar muitos insights e descobertas. Se você tem vontade de trabalhar sua marca pessoal, acredita que tem potencial de influenciar pessoas e quer se destacar onde está, a gente pode trabalhar em conjunto para fazer tudo isso funcionar! Tem um post aqui no blog, onde eu te dou 5 motivos para fazer coach JÁ! Para ler é só clicar aqui.

 

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