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Antes de começar esse post eu preciso dizer que não existe receita mágica e que TA TUDO BEM se você não for a pessoa mais produtiva dessa quarentena! Eu sei que não tem sido fácil lidar com as emoções, incertezas e medos desse período. Minha intenção aqui é sempre ajudar e por isso hoje vou compartilhar ferramentas que eu uso e que me ajudam desde sempre.

Vale lembrar também que, produtividade é algo inerente a condição de existir do ser humano. Somos produtivos a partir do momento em que nascemos porque simplesmente FAZEMOS COISAS.

Contudo, com o passar do tempo essa palavra foi sendo exageradamente usada pela mídia e parece que temos a obrigação de sermos super produtivas o tempo todo. De repente parece que se você não está sempre lendo um livro sobre autoconhecimento, tocando um ou vários projetos paralelos, levando inovação para seu time, você está fora da caixa, perdido e desatualizado.

E em tempos de pandemia, onde estamos há 2 meses dentro de casa, com muitas mudanças de rotina e incertezas no mundo, é absolutamente aceitável que você ainda esteja se ajustando e procurando maneiras de pelo menos cumprir a TO DO LIST do dia, fazer suas reuniões, o almoço e conseguir amar sua família no final do dia. Eu tenho alguns truques vou dividir aqui com você agora:

A primeira dica pode até ser desconsiderada, ela é a diza ZERO: Trabalhe seu corpo para que a cabeça tenha um tempo para se esvaziar e produzir endorfina / cerotonina / dopamina. Esses são hormônios responsáveis pela sensação de bem estar e satisfação. NÃO TENHO PALAVRAS para dizer o quanto a atividade física me ajudou quando eu passei por uma fase deprê. Foi realmente transformador e me ajudou demais a sair de casa e fazer o que eu precisava fazer.

Veja se gosta de dançar, pular corda,  yoga, cantar, correr… alguma coisa eu acredito que você possa desenvolver. Não vai ser uma delícia do começo ao fim, muito pelo contrário, será bom apenas no final quando seu corpo estiver inundado de hormônios. Até lá você estará pensando em desistir. Faz parte. Mas faça algo por você! Minha sugestão é fazer logo cedo, assim o dia começa animado!

  1. Agora sim, dica UM: Separe as tarefas em categorias e selecione por onde começar a escrever sua TO DO LIST. Tem uma ferramenta de coach que pode te ajudar com isso: matriz de eisenhower Essa é a Matriz de Eisenhower, também conhecida como Matriz de gerenciamento do tempo, ela propõe a divisão de nossas tarefas em 4 quadrantes: 1) importante e urgente (faça imediatamente) 2) importante e não urgente (decida quanto vai fazer) 3) não importante e urgente (delegue para outra pessoa) 4) não importante e não urgente (elimine). Já fiz uso dessa ferramenta para muitas situações além de trabalho inclusive, funciona e ajuda muito a clarear as ideias sabe?
  2. Estipule poucas tarefas para cada dia. Não adianta começar o trabalho com uma lista quilométrica se você sabe que vai ter reunião e vai parar pra arrumar o almoço dos filhos ou ajudá-los nas atividades da escola. Por isso, tenha sim tudo anotado, mas escolha poucas para a lista que fica ali na sua frente. Eu coloco 3 por vez, conforme vou dando CHECK, subo uma tarefa  que está na lista macro.
  3. Coloque um horário para iniciar e terminar o trabalho. Se você faria assim no escritório, faça no seu home office também. Ter uma rotina depende de atitudes mais duras no começo, então pensa que se você sairia do trabalho para ir a academia / terapia / visitar sua mãe, o mesmo deve ser feito agora. Você desliga o computador e vai falar com sua família por vídeo chamada, vai la fazer sua terapia online, ou simplesmente desliga e vai tomar banho, jantar… dormir. Tem sido comum as pessoas falarem que estão trabalhando mais nessa fase, sei que se deve ao serviço doméstico mas também por uma demanda excessiva dos chefes. E aí eu sempre vou defender que cabe uma conversa para explicar a SUA realidade e pedir um respiro. Antes assim, do que você adoecer.
  4. No mundo corporativo eu sei que a High Street pharmacies ‘face closure’ growth hormone online drug companies submerged wv in opioids: one town of 3,000 got 21 million pills gente ama uma planilha ou tem um milhão de sistemas para controle de atividades e entregas. Talvez, agora trabalhando de casa você não tenha as mesmas ferramentas ou, você é empreender como eu e precisa aprender onde estão essas soluções sem custo! Gosto muito do TRELLO para controle de atividades. Ele é baseado no método kanban e te permite criar diversos quadros (podemos dizer que são as áreas que você quer administrar) e dentro desses quadros você coloca as etapas em que se encontram as atividades. Eu uso para controle da produção de conteúdo por exemplo. Outra ferramenta que me ajuda demais é o Wrike, ele é outro gestor de tarefas e projetos então possui um pouco mais de funções que o Trello e eu acabo usando para gerir as clientes de consultoria, pois é um processo mais longo e onde eu dependo de entregas delas também.Captura de Tela 2020 05 28 às 16.24.03Captura de Tela 2020 05 28 às 16.33.40visão do meu quadro de conteúdo no Trello e um projeto de imagem no Wrike… são duas ferramentas muito boas e ambas possuem versões gratuitas!
  5. Faça pausas! É muito importante dar aquele descanso pro corpo. Se no escritório você teria tempo para o cafezinho, tenha em casa também. As pausas nos ajudam a oxigenar o cérebro e até a ter algum insight interessante em casos de tarefas complexas que travam nosso dia. Dica-da-galera-super-produtiva-da-internet-que-eu-não-sei-se-funciona-mas-vale-testar: Faça polichinelos nessas pausas!

  6. Acomodações ergonômicas. A essa altura todo mundo já teve pelo menos uma dor nas costas né? Eu, que sou aloka da cervical travada, tive dias de bastante dor e incômodo e tudo se resolveu quando passei a usar o suporte de mesa do meu laptop, adequei a cadeira e a mesa. PRONTO. Não é um custo, não é jogar dinheiro em coisas que você não vai usar, mas sim investir na sua saúde e se adequar a uma nova realidade. O trabalho remoto será nossa realidade. Não prejudique sua saúde por isso.woman in gray coat using white laptop computer 4065891

  7. Tempo longe do celular: Sei que muitos usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho ou por conta disso ficam muitas horas no celular, mas produtividade também requer tempos de ócio e pausas – como eu já disse. Por isso sugiro um tempo sem redes sociais, para ser mais específica. Coloca um despertador se for o caso e fica 1h por dia longe da telinha… aí você vai ver o que fazer com esse tempo e ele pode ser usado para ler, para fazer um café ou mesmo consumir informação de outra maneira. Existe um mundo fora da sua janela, existe um mundo além da bolha do algoritmo. Experimenta!

  8. E por fim, se você é mais sensível e acha que precisa extravasar as emoções e não sabe como, se não rola fazer uma terapia agora ou mesmo tem algo que é só seu e você não quer dividir com ninguém, que tal escrever um diário? Tratar emoções como algo secundário e sem importância é um comportamento que está ficando para trás. Estamos na era das pessoas, dê importância para o que sente e tire do peito algo que possa estar atrapalhando seu desenvolvimento.

Como eu disse no começo, não tem fórmula mágica, tem ação e disposição de testar e ver o que funciona para você. Essas são as dicas que eu uso e me ajudam, espero que te ajudem também!

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