VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Como iniciar no empreendedorismo sem ter clientes

Sempre que inicio uma conversa sobre empreendedorismo com alguma mulher, percebo que temos todas os mesmos medos e bloqueios. Somos criadas de uma maneira tão igualmente limitante, que no fim das contas, em maior ou menor grau, nos boicotamos de fazer o que sabemos, por medo de errar e não dar certo.

Some-se a isso o fato de que o empreendedorismo chega na vida de muitas mulheres sem planejamento, às vezes ele decorre da maternidade, uma mudança brusca de cidade, de carreira… e aí nos vemos com desafios enormes para vencer sem o devido conhecimento técnico do que é VENDER.

Uma questão que escuto bastante de amigas que querem fazer transição de carreira é como iniciar no empreendedorismo sem ter clientes, e a minha resposta pode parecer vaga mas é na verdade essencial: Crie sua audiência, construa essa carteira de clientes, ache o seu cliente!

Vender não é exatamente uma atividade que gostamos de fazer. Novamente, por conta de histórias que ouvimos e estereótipos que temos na nossa mente, achamos que vender é chato, que essa é uma etapa do trabalho que podemos ir pulando. Porém, a verdade é que para qualquer atividade que você resolva empreender, a venda é o coração! Sem venda o negócio não existe.

Hoje consigo dizer isso para vocês de maneira muito sincera e racional pois quero te ajudar a entender como conseguir sua primeira cliente, e isso passa – invariavelmente – pela venda. No vídeo abaixo eu conto um pouco da minha jornada empreendendo como consultora de imagem, que é diferente dos outros 2 negócios que tive e que exigiu muito mais dedicação, esforço e estudo, mas foi assim que eu passei a me ver como negócio e mudei o rumo da minha carreira. Espero que gostem:

Sei que muitos gurus estão na internet dizendo que não existe essa de atendimento grátis, talvez eu polemize nesse ponto pois discordo totalmente. É muito fácil dizer isso para sua audiência quando você mesmo sempre teve suporte emocional e financeiro para investir num negócio estruturado desde cedo, e fala isso do conforto de sua casa de revista.

Como iniciar no empreendedorismo sem ter clientes é uma dor bem grande das mulheres que decidem pela transição, eu sei disso. Exige mais estratégias do que uma transição que acontece entre áreas semelhantes ou quando você já começou a construir audiência.

Entendo que temos muitas pessoas com acesso a um canal importantíssimo de comunicação, que é a internet, e isso de fato pulverizou a informação de uma forma que hoje podemos saber de tudo com apenas um clique no celular, e essa é sem dúvida uma ótima maneira de como conseguir sua primeira cliente.

Entretanto, eu prefiro guiar minha comunicação com vocês de maneira sincera e realista. Não só baseio o que falo em conhecimento técnico e muito estudo, mas também na minha experiência de vida, e ela me mostra que para ser conhecida num espaço completamente novo, é parte do jogo oferecer seu produto u serviço (isso pode inclusive acontecer com uma versão reduzida) para pessoas que possam se abrir para serem suas “cobaias”, bem como te levar a uma nova rede de contatos.

Ou seja, tenha plano A e plano B, não seja amadora, faça as coisas de maneira planejada. Estude o mercado para onde vai, guarde dinheiro e tenha um cronograma de atividades que te façam visualizar tudo o que precisa ser feito.

E claro, treine a cara de pau! Afinal, também será preciso coragem para abordar as pessoas e oferecer seu serviço / produto, e como iniciar no empreendedorismo sem ter clientes será uma aventura, viva-a da melhor maneira, fazendo o seu máximo! Antes isso, do que qualquer arrependimento posterior.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?