VESTIR É COMUNICAR

Moda

Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu gosto de pensar a roupa como parte muito importante da nossa expressão pessoal, e por isso curto usar fórmulas diferentes e experimentar combinações que não são óbvias.

Desde que eu cheguei em SP, há 15 anos, queria ser aquela mulher que usa vestidos no inverno sem medo de congelar. E isso foi algo que consegui apenas com o tempo (Darwin explica que o ser se adapta, mas não é rápido) e com a sofisticação do olhar para compra. Ter em casa peças que antes estavam salvas na pastinha de inspiração é o seu presente por ter um comportamento de consumo mais consciente e eficiente, e sair por aí se sentindo a Carrie Bradshaw!

Esse inverno a gente não sabe se vai conseguir usar muitos modelitos, mas então te convido a (por isso mesmo) experimentar e ousar mais, já que as saídas serão selecionadas, merecem um look mais elaborado! Vamos ver nesse post como usar vestido no inverno, sem congelar e sem ficar com a silhueta achatada (apesar de existir essa possibilidade e tá tudo bem). Mas antes de irmos aos looks, precisamos pensar na composição “técnica” desse visual.

Primeiro passo: Escolha bem os tecidos da sua roupa. Aqui no Brasil eu tenho a sensação de que não acreditamos que existe inverno para além da região Sul, e aí todo o restante da população acaba se vestindo de maneira inadequada quando chega o dia dos 10 graus. E isso decorre da nossa falta de cultura para o frio, obviamente, porque a maior parte do país vive muito mais temo no calor, da nossa falta de conhecimento das camadas que são necessárias para de fato aquecer seu corpo e de um pequeno descaso da indústria ao produzir vestidos de tecido leves e fluidos, apenas com manga longa, para suas coleções de inverno.

Captura de Tela 2020 06 24 às 11.45.31

Escolher os tecidos, portanto, significa atentar para a etiqueta de composição e sentir a peça. A gente sabe que tecidos para temperaturas baixas costumam ser lã, veludo, tricot… além disso, via de regra, no caso de peças de inverno, tá liberado ter alguma das fibras plásticas como poliéster e poliamida na composição pois elas acabam aquecendo a peça por não permitir a circulação do calor do corpo (especialmente o poliéster).

Segundo passo: após escolher melhor o tecido da sua camada superior, precisamos falar das camadas que ficam escondidas, especialmente quando queremos usar saias e vestidos no inverno é necessário se esquentar bem por baixo da roupa. E aí entra a escolha de blusas e calças térmicas (a famosa segunda pele é uma ótima aliada nesse momento) e meia-calça de fios mais grossos como 40,60,80, 120 e 150. Para usar e se sentir mais confortável, sempre indico que haja pouco contraste entre o vestido / saia e a cor da meia, isso cria uma imagem mais harmoniosa.

Frete gr tis womens fleece forrado de cintura alta t rmica grosso inverno footless collants meia

Ok, feita essa cobertura da sua pele e criando a primeira camada de proteção de maneira adequada, e escolhendo (leia-se entendendo) melhor a importância de ter o tecido certo, a gente pode pensar em compor o look em si. Lembrando que LÃ E TRICOT NÃO SÃO “ROUPA DE VELHA”! Ok? Já ouvi muito essa expressão e além de ser bem preconceituosa, é algo totalmente ligado a nossa cultura brasileira de sempre querer ser sensual.

Sapato: É possível montar looks com tênis e com botas, depende do seu estilo e do que te deixa mais confortável e aquecida. O que importa dizer é que o sapato que você usa pode ajudar no efeito de alongar ou achatar a silhueta. Botas de cano alto tendem a achatar, mas se tiverem salto esse efeito é reduzido. Para uso com comprimentos mídis o ideal é deixar perna de “fora” ou seja, scarpins, sapatilhas, botas de cano curto / médio e tênis.

1

A atual influência da moda é o vestido com bota de cano alto, que é de fato uma opção mais efetiva quando pensamos em cobrir o corpo e nos aquecermos. Eu adoro! Acho que é um visual que traz consigo impacto por ser fora do nosso padrão e tem um toque europeu sabe? Acho que fica sofisticado. E antes que você me diga que isso só funciona para mulheres magras, eu repito que VOCÊ É LIVRE PARA USAR O QUE QUISER, basta se desprender dos padrões de beleza que a mídia colocou na nossa cabeça. Usando alguns truques de estilo eu tenho plena convicção de todo mundo aí pode copiar esses looks.

2

Uma outra dica que acho legal falar é de sobreposição, ela tanto te ajuda a ficar mais aquecida, como aproveita roupas que sozinhas teriam vida útil restrita a outra estação do ano. Colocar um tricot ou malha de gola alta por baixo de um vestido é uma maneira super legal de você atualizar o visual, como vamos na terceira foto.

Lembrando que hoje o leque de vestidos de lã e tricot já é bem mais amplo e a gente só precisa encontrar o fio que acha confortável e se dispor a experimentar! Construir novos hábitos existe treino cerebral, mas é possível e com isso a gente ganha mais expressão e individualidade, afinal é isso que a roupa deve ser na sua vida!

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?