VESTIR É COMUNICAR

Lifestyle

Estava conversando com algumas pessoas e todas me confirmaram o que já sabemos: nosso comportamento de consumo de tecnologia mudou, estamos mais ligados ás telinhas de celular e passando muito mais tempo nas redes sociais com a crise do corona vírus. Seja por estarmos em casa e não tem o chefe do lado, seja porque temos uma flexibilidade de horários e rotina, estamos mais conectados e fazendo cada vez mais uso do digital para consumir informações, produtos e serviços. E isso pode ser muito bom para você que, assim como eu, empreende e precisa de presença digital se quiser ver seu negócio sobreviver á essa tempestade.

woman in black shirt leaning on brown wooden table 3811810

Não canso de dizer que esse é o início de um novo tempo, uma nova era e precisamos nos adaptar cada vez mais rápido. Quem não se dispuser a entender novos conceitos e até mesmo a se questionar e dar a cara a tapa, vai ficar pra trás. Não importa quão tradicional é seu negócio, ele PRECISA de presença digital. Por isso resolvi trazer uma matéria que sintetiza bem essa questão e pode ajudar você aí que ainda está na dúvida sobre começar sua comunicação digital:

“A pandemia de coronavírus fez muitos consumidores gastarem mais tempo em suas redes sociais, é o que identificou o rastreador semanal do Covid-19 da GlobalData após analisar 11 países. 43,7% dos consumidores aumentaram o tempo de uso nas redes e não devem mudar esse comportamento no curto prazo.

Esta é uma boa notícia para as empresas. O impacto da pandemia fez com que muitos reduzissem suas despesas de marketing e procurassem maneiras acessíveis de gerar impacto, o que geralmente implica em mídias sociais. De acordo com a GlobalData, a medida faz sentido, uma vez que as redes ajudam as marcas a promover compras e a fidelizar os consumidores.
 
“As mídias sociais terão um papel ainda maior no marketing pós-crise, já que muitos varejistas estão cortando orçamentos de marketing para economizar dinheiro, especialmente aqueles que anteriormente dependiam das formas tradicionais de marketing, como publicidade na televisão e em outdoors. A mídia social é muito mais barata, principalmente se as marcas conseguirem tirar proveito do conteúdo gerado pelos usuários e forem menos dependentes de posts e colaborações patrocinadas”, observa a analista de varejo Emily Salter, que acredita que os varejistas “precisam abordar as mídias sociais com sensibilidade e encontrar o equilíbrio certo com o número de postagens”.
 
Isso significa que as empresas devem focar em estreitar suas relações com os consumidores, em vez de tentar impulsionar vendas. Elas também devem garantir que “o conteúdo não se incline tanto em mensagens focadas na compra, uma vez que muitos seguidores não se estarão economicamente estáveis ​​o suficiente para comprar itens não essenciais, considerando que as taxas de desemprego dispararam globalmente”.
 
Segundo Emily Salter, as marcas devem se concentrar em fidelizar os compradores e influenciar suas decisões de longo prazo, para que “os varejistas se concentrem em aspectos que vão além dos produtos, como: elementos de sua identidade de marca que ressoem com os compradores, medidas positivas que tomaram durante a crise, e a criação de um senso de comunidade”. “Esses são elementos com os quais os compradores podem se relacionar, independentemente de estarem em condições de comprar ou não”, destaca.”

Trazendo um pouco de um insight ótimo que tive ao assistir a entrevista do Nizan Guanaes para CNN, esse é o momento de fortalecer a marca e o relacionamento com o cliente, o foco não é venda, mas sim o VALOR que você entrega além… é algo muito mais profundo e que precisa mesmo de cabeça, neurônios, planejamento. Não é simples, sei que pode parecer algo sem saída, mas te garanto que se você parar e dedicar algumas horas a extrair esses conceitos do seu negócio, vai conseguir criar um conteúdo relevante e que atrairá pessoas que defendem a sua marca e são fieis a você.

Sou completamente apaixonada por produção de conteúdo e essa semana tivemos a coluna da Natê aqui no blog, veio completamente a calhar… quem empreende não pode menosprezar os canais que usa para chegar ao cliente, não pode achar que manter processos que funcionam é igual a manter resultados, pois estamos em um mundo onde tudo muda muito rápido e se tem algo que toma conta da vida do empreendedor, essa coisa é a MUDANÇA e o DINAMISMO.

Vamos mudar juntas? Se você tem alguma dúvida sobre produção de conteúdo, gestão de marcas, empreendedorismo e etc, manda aqui nos comentários que eu vou ter o maior prazer em trocar ideia com vocês!

 

 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?