VESTIR É COMUNICAR

Moda-Lifestyle

Consumo e comportamento: Porque não usamos o que ganhamos, e nem descartamos essas coisas?

Entender o que nos leva a consumir e, principalmente, racionalizar o consumo é tarefa árdua! Estamos presos numa sociedade que prega o sucesso por meio do seu potencial de compra, e sair desse ciclo pode ser complexo já que nosso cérebro é condicionado a pensar dessa maneira há pelo menos um século.
Existem maneiras de mudar seus pensamentos, parar de ser robozinho da indústria da moda e passar a consumir melhor. Para isso é muito importante que, dentre outras coisas, você tenha por perto pessoas que comunicam e vivem valores semelhantes aos seus, e que você mesmo tenha informação para embasar essa nova escolha.
Mas, enquanto estamos nesse processo de evolução e entendimento de uma nova forma de consumir, eu quero te mostrar uma outra maneira de reduzir seu consumo de moda, para que ele seja de fato mais planejado e faça sentido na sua vida e na vida de quem está ao seu redor.
A problemática é a seguinte: Quase que 100% das vezes que a gente dá uma roupa como presente, ela vai virar apenas um item decorativo, ocupando espaço e energia na vida do presenteado. Falo isso com propriedade, pois já atendi mais de 100 mulheres e SEMPRE vejo essa questão nos guarda-roupas que visito. A mulher ganha a roupa, por algum motivo acha que não deve trocar e, mesmo sem gostar da peça, deixa-a ali, usufruindo de uma bela vida sem uso.
Esse comportamento de consumo – me perdoem a delicadeza – não é minimamente inteligente da nossa parte! Se você é a pessoa que ganhou o presente e não gostou, troque minha filha! Você tem até o Código de Defesa do Consumidor ao seu lado, porque raios você não usa o direito que tem? Segundo, se a pessoa te deu um presente, ela tem alguma proximidade sua e vai entender que é melhor você trocar e usar do que nunca tirar a roupa de casa. Se for alguém que te deu o presente por educação, mais fácil! nem tem o que temer já que não é alguém íntimo.
Agora se você é a pessoa que compra o presente, PARE! Apenas pare meu bem! O mundo é cheio de opções, podemos agradar as pessoas sem necessariamente alimentar o acervo de roupas delas. A não ser que você saiba exatamente o que sua amiga precisa (vai que ela passou por uma consultoria e tem uma lista né?), é bastante arriscado comprar algo nesse sentido.
A boa notícia é que temos uma infinidade de outras possibilidades, que vão agradar e deixar uma experiência na memória da pessoa que você gosta, ou seja, é muito melhor!
Resolvi gravar esse vídeo para falar sobre o tema pois assim papeamos sobre a questão do consumo, e vocês podem refletir sobre essa nossa mania de achar que só existe roupa como opção de presente. Tudo o que digo é embasado, porque já vi MUITA roupa ser descartada sem nunca ter sido usada, ainda com etiqueta, porque a pessoa que ganhou ficava incomodada de trocar / se desfazer.
Quer uma dica? Pratique a criatividade! Compre um vinho, uma cesta de café da manhã, leve a pessoa para um momento especial, ou compre aquilo que realmente SABE que ela PRECISA. Na essência a questão é não desperdiçar seu tempo, seu espaço, seu dinheiro… combinado?

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?