VESTIR É COMUNICAR

Moda

O look confortável é regra no mundo pós pandemia

Na última década vimos que a rotina nas grandes cidades ficou ainda mais insana, corrida e com pouco tempo para o ser humano cuidar de si. Não é a toa (e eu já falei sobre isso aqui no blog), que estamos passando por essa transição tão grande de era, onde o comportamento em sociedade tem sido questionado a todo instante e passamos a, finalmente, valorizar o SER e não o TER.

Com essa mudança de comportamento e a necessidade de nos vestirmos com roupas que se adaptam a diversas tarefas ao longo do dia, que permitem circular em ambientes diferentes sem perder elegância e estilo, a indústria da moda passou a ter um fluxo de produção diferente, olhando primeiro para a rua e então levando o desejo social para a passarela. Dessa forma, ganhamos REPRESENTATIVIDADE em nossos looks e o movimento de vestir-se adquiriu muito mais importância.

Por outro lado, a indústria precisa lucrar e passou a nos convencer de que precisamos de uma coleção nova a cada semana, que todo evento exige uma peça nova… caímos no consumismo. Agimos como roços condicionados a não pensar, não questionar… apenas usamos o que a moda quer.

E então temos 2020, um cenário jamais imaginado por nós pessoas comuns, porém anunciados por grandes estudiosos e observadores da sociedade. A pandemia de corona vírus nos colocou em casa, o ambiente que antes era apenas para descanso passou a ser nosso templo, e se estamos em casa, usamos menos roupas… ou pelo menos passamos a ter outras prioridades dado o fato de que não vamos em reuniões de salto alto, não vamos aparecer de corpo inteiro para ninguém. O estilo pessoal foi impactado por esse novo padrão.

IMG 7255

Sendo assim, estamos vestidos de “bancada de jornal nacional”, da metade pra cima o Dress Code de trabalho segue firme e forte, mas da cintura pra baixo é só conforto. E por isso, mais que rápido, a industria se pôs a fazer conjuntos infinitos de moletom e tricot, para você ficar em casa no maior conforto do mundo, sem perder elegância e estilo.

E porque interessa tanto que a gente fale de conforto? Não é simples usar moletom? Pode ser, depende da sua essência… as peças confortáveis, são também casuais. E casualidade é grau de formalidade, por isso você deve ter cuidado ao montar um look muito casual, já que em alguns ambientes de trabalho – mesmo na realidade virtual que estamos – ainda se mantém com formalidade e regrinhas de etiqueta.

Portanto, vamos a parte prática! O conforto comunica relaxamento, peças confortáveis são feitas de tecidos que não amassam ou amassam pouco, que tem toque macio e permitem movimento. Para ficar confortável e ainda assim elegante, você deve atentar ao mix que irá fazer na composição do look. Escolha algodão, viscose… são tecidos que comunicam conforto mas normalmente são usados para confecção de peças mais arrumadinhas. O crepe também é uma ótima opção. Essa informação você encontra na nossa querida etiqueta de composição (aquela que você sempre corta).

conforto

A calça de moletom está liberada, a legging também, mas dedique atenção a peça que você vai usar para aparecer nas reuniões, inclusive acessórios ok?

Outra característica que precisamos valorizar mais é a escolha das cores! Sim, sim, elas fazem TODA diferença. Mesmo sua camisetinha de gola careca, pode ser mais ou menos casual a depender da cor! Cores escuras – por exemplo – comunicam mais força, impacto e portanto, são ótimas para o ambiente de trabalho.

Tecidos em alta nessa temporada de conforto: Tricot, algodão e moletom. O tricot é um tecido que pode sim ser usado além do inverno, e agora ganhou força! Vamos ver conjuntos, croppeds e muitas calças (o que não era comum), e ele é muito confortável! Além disso, por ser uma linha e subentender um trabalho artesanal e manual, traz consigo essa cara de roupa mais arrumadinha.

E, se antes já estávamos adeptas do tênis, agora mais do que nunca! O sapato que mais combina com seu conjunto de moletom, que te deixa confortável e antenada. Sou muito defensora do tênis com todos os looks possíveis, mas também falamos aqui como a sandália tem sido remodelada pela indústria para fazer parte dessa coleção confortável que estamos adquirindo.

 

 

 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?