VESTIR É COMUNICAR

Moda-Lifestyle

Atingimos o pico da nostalgia dos anos 90 e basta olhar para as últimas tendências de moda: calças com listras laterais, bomber jackets, scrunchies, mom jeans e etc.

E a pergunta que fica é: Por que amamos tanto olhar para o passado e em especial para os anos 90? Sim, pois não é a primeira vez que a moda dá esse revés e nos leva de volta a essa década. Pode haver explicação, vamos lá:

Foi um período de muitas mudanças no mundo, as pessoas estavam saindo do apego a tradições para uma vida mais cosmopolita, dinâmica e ligada ao desapego. Era o crescimento dos membros da geração millenial (eu inclusive!). Tecnologia passou a se tornar cada vez mais presente no nosso cotidiano e havia uma certa esperança no mundo sabe?

Nesse sentido, a moda ressuscita os anos 90 agora com a figura paterna mais destacada e por isso as modelagens amplas estão bombando! Exemplo disso são os daddy sneakers, jaqueta boyfriend e etc… mas como sempre, a moda revisita seu passado com um olhar atualizado, de modo que o volume das ombreiras ganha novos ares, os comprimentos são levemente encurtados e a silhueta acaba ficando mais marcada e desenhada.

anos 90

Já falamos aqui no blog de outras tendências dos anos 90 que estão novamente na moda, como é o exemplo dos scrunchies. E eu acho que vale mencionar também o sleep dress (que aliás está aí batendo na porta há uns 3 anos), a jaqueta bomber e o macacão jeans, grande ícone dos jovens que tanto vimos em filmes que retratam essa época.

E trazendo isso para a nossa conversa de estilo e imagem pessoal, vamos ao ponto: “Carol, como é que eu uso essa tendência?”

Primeiro de tudo vale dizer que os anos 90 tem muito de estilo esportivo. Essa casualidade, amor ao jeans e conforto acima de tudo. A própria jaqueta bomber é prova disso, já que é uma peça originalmente do esporte e foi levada para as ruas com tecidos e acabamentos novos. Então, quando você inserir alguma dessas peças no seu look saiba que você estará mais jovem, descolada e informal (casual é grau de formalidade e não estilo). Então se você tem mais clássico na sua natureza, é provável que use uma peça no look, como camiseta, tênis ou o com jeans agregado a outras que comuniquem melhor o seu estilo predominante.

Captura de Tela 2020 06 03 às 15.16.34

Nada, nada, nada (decora isso), nada mesmo, te impede de misturar peças de estilos diferentes, inclusive esse é o grande hype da moda! Temos que ver a tendência e enxergá-la como amiga, como ferramenta de atualizar nosso visual sem perder originalidade.

Outra fonte de inspiração para os looks desse tempo, foi o movimento grunge (que também já foi tema de post no blog, para ler é só clicar aqui) que justamente vinha mostrar ao mundo um jovem que iria na contramão, que não queria se manter preso aos estigmas do passado e buscava liberdade de expressão. O visual, como sempre, acompanha comportamento social e por isso podemos dizer que é até um movimento de contracultura da moda.

Em tempos de pandemia, faz sentido pra você que a moda nos leve de volta aos anos 90? Acho que sim… aqui no Brasil foi na década de 90 que tivemos nosso primeiro governo eleito democraticamente por eleições diretas, a constituição é de 1988. Recuperamos valor da nossa moeda e passamos a acreditar num futuro melhor. Hoje vivemos esse clima tenso e instável por conta da COVID-19 e tudo o que queremos é ter esperança.

Bora se vestir de anos 90, pra ter cara de geração millenial e também porque é uma referência de estilo que super combina com trabalho em casa e conforto full time? To nessa! E vocês?

 

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa.
Olá em que posso te ajudar?